quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pânico midiático

É difícil entender a cobertura da imprensa sobre o que insiste em chamar de "gripe suína". O tom das matérias é do mais puro alarmismo, como se o fim do mundo fosse iminente. 
Raros textos esclarecem pontos que, de fato, interessam ao leitor: o que é a tal gripe, como se originou, como se transmite, qual a diferença em relação à gripe comum (a influenza), quais os cuidados que se deve ter para evitar o contágio, qual a sua letalidade etc etc.
Filtrando todas as informações, chega-se à conclusão que a mais nova vedete do noticiário não é tão feia como se pretende mostrar. 
O número de infectados, por enquanto, é baixíssimo, o grau de letalidade é o mesmo da influenza comum, há remédios suficientes em caso de uma pandemia, em poucos meses estará pronta a vacina - enfim, nada que justifique o tom apocalíptico do noticiário.
No meio de toda essa imensa rede de desinformação o troféu Microfone de Lata vai para o governador José Serra pela sua tentativa de tranquilizar as pessoas.
Seu pedido para que elas fiquem longe dos "porquinhos" transmissores da doença só não é uma obra prima da comédia porque revela toda a tragédia que é ter um político com tal grau de ignorância, irresponsabilidade e arrogância prestes a ser o novo presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário