quarta-feira, 20 de maio de 2009

A gafe do senador

Quem manda um e-mail para o senador tucano Arthur Virgílio (arthur.virgilio@senador.gov.br) para reclamar de sua participação na criação da CPI da Petrobras recebe em resposta a íntegra do discurso que fez, com apartes e tudo, sobre o tema.  
Mas em meio a todo o blablablá em defesa da iniciativa, o amazonense, conhecido por seu linguajar destemperado, solta uma pérola. Virgílio, para justificar a boa ação feita pelos 30 senadores que pediram a instalação da CPI e para desqualificar seus críticos, usa uma matéria da Folha, só que troca as bolas. O título da nota, ao qual deu ênfase, não é o original, e sim o utilizado por um blogueiro de extrema-direita, funcionário da revista Veja, que reproduziu o material do jornal. A Folha Online, hoje, noticia a gafe de Virgílio, mais saborosa ainda na sua reprodução literal - fornecida pelo próprio senador:

"O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB – AM) – Obrigado, Sr. Presidente.
Em homenagem a V. Exª, até porque agiu com absoluta correição naquele episódio, eu gostaria, antes da sua retirada, de pedir a atenção da Casa – e antes de conceder o aparte ao Senador Jarbas, que é o próximo aparteante – para tecer alguns comentários ao Senador Antonio Carlos Valadares. Quero fazer uma leitura, Presidente – e faço questão de homenageá-lo com esta leitura –, de matéria que acaba de ser publicada na Folha de S.Paulo, do jornalista Epaminondas Neto, Senador José Agripino. As palavras duras são dele, e não minhas. Ele diz assim: “Contra discurso vagabundo e terrorista, ações da Petrobras sobem 4,5%.” 
Aqui tem todo um arrazoado. Ele diz que é verdade que o petróleo subiu. E isso puxou, Senador Fernando Collor, o valor das ações; pressionou de forma autista as ações da Petrobras. Peço, Senador Sérgio Guerra, que os Anais acolham na íntegra a matéria do jornalista Epaminondas Neto. 
Volto a repetir: título dele; não é meu o título, não ouso tanto.
(Interrupção do som.)
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB – AM) – Diz ele – atentai bem, Senadores: “Contra discurso vagabundo e terrorista, ações da Petrobras sobem 4,5%.” Aí diz o jornalista Epaminondas Neto:
Já imaginaram se as ações da Petrobras tivessem caído por alguma razão? Logo se atribuiria o fato à CPI. Os terroristas do Governo e alguns infiltrados na imprensa precisam antes combinar com o mercado, não é? Aliás, será preciso tomar cuidado com especuladores, que sabem manipular central de boatos. Eles costumam ficar ricos comprando na baixa e vendendo na alta. Sei que é óbvio, mas não custa lembrar que, às vezes, para comprar na baixa, é preciso antes sacudir as árvores, se é que me entendem.
Em outras palavras, se demagogo fosse, eu diria: nós. Está provado que CPI não faz cair ação da Petrobras, mas tem outro ingrediente: o preço do petróleo subiu. O fato, parece-me comprovado, é que o anúncio da CPI não fez cair nenhuma ação, o valor das ações da Petrobras."
O episódio é elucidativo. E remete a uma reflexão: o que se deve esperar de um senador que pretende investigar uma das maiores empresas do mundo se ele é incapaz até mesmo de saber quem é o autor do que está lendo? 

Um comentário:

  1. O engraçado é a incapacidade desses caras em enxergarem a notícia pelos dois lados. Porque, para mim, ao ler o título "Contra discurso vagabundo e terrorista, ações da Petrobras sobem 4,5%" eu raciocinei que o "discurso vagabundo e terrorista" era o do PSDB/DEM.

    ResponderExcluir