quarta-feira, 13 de maio de 2009

Comunistas de araque

Os terroristas do PPS, aquele partido político que se diz continuador do PCB, mas na realidade se alinha com a direita mais empedernida, devem estar agora peocupados. Faz pouco tempo os próceres da agremiação usaram o tempo dado pela Justiça Eleitoral para dilvulgar sua ideologia numa atividade menos nobre: espalhar a falsa denúncia de que o governo iria mexer na poupança "como fez o governo Collor".  
Hoje, o governo anunciou o que pretende fazer com a poupança. Vai taxar com o Imposto de Renda as contas com saldo superior a R$ 50 mil - se a taxa Selic anual estiver abaixo de 10,25%. 
A medida se fez necessária devido à migração de recursos de grandes aplicadores para a poupança. Os depósitos da caderneta são carimbados, isto é, têm como única finalidade o financiamento da casa própria. Já grande parte do dinheiro dos fundos de investimentos é aplicado em títulos do governo. Com a queda da Selic, a poupança acabou ficando mais atrativa para o investidor, já que é uma aplicação isenta de tributação. Para manter o equilíbrio entre os investimentos, foi necessário desestimular a corrida massiva à poupança.
Essas explicações não foram dadas pelos luminares do PPS no programa eleitoral. Eles preferiram alarmar a população, principalmente a de baixa renda, que vê na caderneta de poupança o único investimento possível, disseminando, de forma absolutamente irresponsável, uma grande mentira. Não se sabe se, por coincidência, o saldo da poupança (depósitos menos saques), depois da trasmissão em rede nacional dessa farsa, ficou negativo. 
Espera-se agora, com a definição das medidas governamentais em relação à poupança, que as autoridades competentes punam exemplarmente o bando que usou uma das grandes conquistas da democracia brasileira - o acesso gratuito à televisão por parte dos partidos políticos para a divulgação de suas idéias - para fazer o mais baixo e sórdido terrorismo.
Deus nos livre de comunistas desse tipo.

2 comentários:

  1. Prezado Jornalista:

    Não é verdade que poupança é um investimento.Se informe melhor. Como diz o próprio nome, as pessoas que utilizam essa modalidade de depósito estão querendo preservar o valor do dinheiro e não ganhar dividendos.
    Em segundo lugar, o PPS teve uma atitude correta em alertar a população brasileira sobre a sórdida intenção do governo Lula de tungar a poupança popular e ele só não fez porque foi pego com a "boca na botija".
    As medidas anunciadas pelo governo são claramente pró-bancos, pois a taxação da poupança manterá os fundos competitivos, sem que os bancos reduzam suas taxas de administração.
    E muito me estranha que alguém que se diz jornalista desde os anos 70 venha defender punição para um partido por este alertar a alertar a população. É Bizarro, porque é a típica atitude dos generais da época da ditadura quando eram contrariados mandavam abrir um IPI.
    Candido

    ResponderExcluir
  2. Prezado Candido:
    poupança paga juros? Acho que sim. Você pode não considerar um investimento, mas há muitos que têm opinião diversa da sua. Principalmente quem é pobre.
    O PPS não alertou ninguém. Todo mundo já sabia que o governo não iria fazer com a poupança o que o governo Collor fez. O PPS simplesmente usou seu horário gratuito para alarmar a população, numa atitude oportunista, irresponsável - quantas pessoas não sacaram o seu dinheiro com medo do tal "confisco" anunciado? - e eleitoreira. O PPS, sinto em dizer-lhe, não tem nenhuma credibilidade.
    Se você acha que burlar a legislação para disseminar mentiras é uma atitude que não merece uma punição, problema seu. Eu acho que qualquer pessoa, qualquer instituição, que descumpre a lei merece ser punida. Infelizmente para muitos - não sei é se esse o seu caso - é assim que funcionam os regimes democráticos.
    Aliás, prezado Candido, para a sua informação, sou mesmo jornalista profissional desde a década de 70 e meu nome é esse mesmo que está aí. E se eu não fosse um radical admirador da democracia, nem estaria perdendo o meu tempo em responder a você - afinal, quem é você? Tem nome, sobrenome, paga os impostos?
    Por que então se esconder num pseudônimo?

    ResponderExcluir