quarta-feira, 4 de março de 2009

Pessimismo crônico

O pessimismo crônico pode tanto indicar um estado de espírito ou uma patologia. No primeiro caso, ele confunde-se com a romantizada melancolia; no segundo, com a perigosa depressão. Mas seja qual for a forma com que aparece, esse pessimismo indica que algo está errado com aquele que  o exibe perpetuamente.
É o caso, por exemplo, de Paulo Francini, o diretor do Departamento de Pesquisas da Fiesp. Todos os meses cabe a ele apresentar à imprensa o resultado do Indicador do Nível de Atividade, o INA, tradicional termômetro que mede a quantas anda a produção industrial paulista. 
Na terça-feira, ele informou os jornalistas que em janeiro houve uma alta de 6,2% do indicador em relação a dezembro - depois de três meses de recuo na atividade, que resultou numa queda de 20%. Dos 17 setores pesquisados, 13 mostraram crescimento e só quatro, queda na produção. 
Pois bem. Nem esses números alentadores foram capazes de fazer o porta-voz do empresariado paulista se animar, nem que fosse um pouco. "Em 2009, veremos sangue, suor e lágrimas", afirmou, para completar seu catastrofismo com outra previsão sombria sobre o comportamento do mercado de trabalho nos próximos meses: "Francamente, acho que vai piorar. "
É por causa de gente assim, que vê a vida no Brasil como um caminhar extenuante por um terrível e devastado vale de lágrimas, que fomos adquirindo e fortalecendo aquele complexo de vira-latas tão bem diagnosticado por Nelson Rodrigues.
PS: nessa mesma terça-feira em que a Fiesp previa o fim do mundo tendo por base números tão positivos, saíam outros indicadores econômicos de uma certa relevância, como a produção de veículos e as vendas nos supermercados. Os dois também altamente positivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário