terça-feira, 24 de março de 2009

Coelhos e raposas

Pesquisa do Datafolha mostra Geraldo dando um banho nos adversários na eleição para o governo de São Paulo. Coisa de 30 pontos na frente. 
Geraldo é assim mesmo. Nos últimos tempos tem feito o papel do "coelho", aquele corredor que é designado para sair na frente dos outros só para perder a corrida - e acertar a passada do vencedor.
Mais interessante é o fato de a Folha ter colocado o nome de Maluf na disputa. E, incrível, Maluf aparecer com uma considerável intenção de votos.
Incrível, mas justificável. Se grande parte do eleitorado da capital paulista já é formado por gente que odeia preto, pobre, bicha, nordestino, Lula, o PT, sente saudade da ditadura, acha que a melhor saída do país é o aeroporto, lê Veja, Folha e Estadão como se fossem a Bíblia, diz que o último blockbuster de qualquer super-herói da Marvel é uma obra-prima, vota no Serra e no Kassab com a convicção de que são a melhor escolha, o que esperar do eleitor que mora e vive no interior - e não teve a oportunidade de ver, de perto, a obra e o legado do dr. Paulo?
Felizmente, a eleição é só em 2010. Até lá, pesquisas como essa do Datafolha são apenas divertimento sem compromisso. Pauta para as edições mornas de fim de semana, parte de um jogo político já manjado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário