segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

É tudo culpa do governo

O ex-senador Jorge Bornhausen, aquele mesmo que disse certa vez que queria ver "essa raça" - referindo-se aos militantes do PT - fora do poder por uns 30 anos, pode estar aposentado, mas, como bom brasileiro, ainda se mostra muito ativo em defesa de seu ideário político.

E qual é ele? Ontem, hoje e sempre, fustigar este governo e quem o preside.

Recentemente, teceu considerações sobre o Brasil e a crise econômica global. Não poderia ter sido mais esclarecedor:

"Primeiro, o presidente falou ironicamente em marolinha e depois disse que tinha de falar com o Bush. Mas quando o Lehman Brothers quebrou, afetou todo o sistema financeiro e houve escassez de crédito, a crise chegou ao Brasil e chegou rápido. O BC fez o dever de casa, mas como o governo não fez, teve de manter taxa de juro para compensar a falta de ação. A equipe do Lula e ele não têm competência para gerir crise, que não podia ter sido desconsiderada em momento algum, porque os Estados Unidos são a locomotiva do mundo. Nosso grau de crescimento vai baixar. Se este ano ficou em torno de 6%, no ano que vem vai ficar inferior a 3% - o que é muito pouco para um país como o nosso. Evidente, que teremos um descompasso no crescimento da economia, e isso atinge a parte política."

Não é uma maravilha de pensamento? Concatenado, lógico, despido de qualquer traço de ideologia.

Se não, vejamos: o BC fez a lição de casa, mas manteve os juros altos, enquanto o mundo cortava as taxas para ver se o consumo e os investimentos reagiam; o Brasil vai crescer só 3% no ano que vem, enquanto os países ricos estarão em recessão; o governo não fez a sua parte - e qual seria ela, na visão do estadista Bornhausen? "O governo manteve os concursos públicos e não cortou as emendas das bancadas."

Então, tá. Para o ilustre integrante do PFL, tudo estaria certo se o governo desistisse de fazer os concursos e cortasse as emendas parlamentares. Mas como não tomou essas providências, o futuro é negro, na visão desse grande homem que só almeja o bem do Brasil:

"Nós vamos ter acentuado nível de desemprego por março e abril por falta de visão do governo."

O governo, o governo, sempre o governo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário