quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A teoria da conspiração

A teoria da conspiração dá bons enredos para livros e filmes. Histórias emocionantes. O herói, geralmente, junta os pedaços desconexos de um gigantesco quebra-cabeças, que, ao ser montado, faz o leitor/telespectador pensar: "Puxa, era tão evidente, por que ninguém viu isso antes?"

Ocorre que, na ficção, a teoria da conspiração nos leva a crer em coisas absurdas, tipo "a seleção brasileira entregou o jogo contra a França na final de 1998 em troca de poder sediar a Copa do Mundo de 2014". Algo sem pé nem cabeça.

Por isso, quando alguém vem com uma história dessas, a primeira reação das pessoas é de descrédito. Afinal, o mundo está mesmo cheio de malucos de toda a espécie.

O caso da tal Operação Satiagraha e todas as suas conseqüências, porém, leva qualquer um de inteligência média a suspeitar de que nem tudo o que se lê, se vê, ou se ouve é, como gostam de dizer, a verdade. 

A seqüência dos fatos, o encadeamento quase perfeito das peças numa só direção, deixam no ar suspeitas óbvias de que, por trás das pesadas cortinas do palco do poder, se escondem mais que as costumeiras intrigas e fofocas de um meio no qual todos não são o que aparentam ser.

A teoria da conspiração, nesse caso, parece se sustentar em personagens e situações perfeitamente reais. Não há nem necessidade de procurar protagonistas misteriosos, que vivem e prosperam nas sombras.

A simples leitura dos jornais escancara todos os atores de um drama que, de tão profundo, provoca uma hemorragia ininterrupta dos valores, das riquezas e da alma de uma promissora nação.

E aí não há mais teoria e sim, simplesmente, uma conspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário