domingo, 13 de setembro de 2009

As conjunções adversativas


As conjunções coordenativas adversativas ligam dois termos ou duas orações de igual função, acrescentando-lhes, porém, uma idéia de contraste. São elas mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto.
Dois exemplos, da Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra:
Apetece cantar, mas ninguém canta.
(M. Torga, CH, 44)
Não havia muitas casas - nenhum edifício de apartamento, porém sobravam grandes, extensos terrenos baldios.
(A.F. Schimdt, AP, 20)
As conjunções adversativas têm aparecido, ultimamente, com muita freqüência seja em títulos de notícias dos jornalões, seja nas considerações dos inúmeros analistas que freqüentam as páginas desses mesmos órgãos de imprensa.
Os editores que titulam as matérias e os próprios entrevistados preferem usar o mas. É simples e eficiente para o propósito de introduzir "um argumento que restringe o que foi dito" ou "um argumento que funciona como ressalva ao que foi dito", conforme a definição da palavra pelo dicionário Aulete.
Assim, frases como "o crescimento da indústria foi recorde" ou "o Bolsa Família reduziu a desigualdade no país" ou "superpoços podem transformar o país em potência energética", que poderiam soar extremamente positivas, acabam perdendo a força e virando orações banais com o uso do mas.
Que ninguém culpe, porém, a conjunção adversativa por vulgarizar de tal modo a imprensa nativa. Afinal, ela cumpre apenas o seu papel. Assim como aqueles que a têm usado indiscriminadamente, por uma questão de estilo - antes de vida do que gramatical.


Esta crônica foi publicada originalmente em julho de 2008. O uso das conjunções coordenativas adversativas está cada vez mais intenso. Afinal, a economia do Brasil saiu de uma recessão que havia sido muito comemorada por várias pessoas - essas mesmas que enxergam o sucesso do país como uma derrota para elas e seu projeto de poder.


6 comentários:

  1. Realmente, qdo a imprensa é obrigada a informar algum dado positivo do governo federal, dá um jeito de encontrar um argumento que minimize esse impacto nas pessoas. E lá tascam o MAS!

    ResponderExcluir
  2. Pedi emprestada sua imagem e citei o texto: http://editorakeimelion.blogspot.com/2009/09/conjuncao-uso-e-abuso.html
    Com meu abraço.

    ResponderExcluir
  3. muuuuuuuuuuuito interessante ajudou bastante :( :(

    ResponderExcluir