sábado, 7 de junho de 2008

De carne e osso

O escritor belga Georges Simenon ficou conhecido, principalmente, pelo personagem Inspetor Maigret, protagonista de dezenas de livros e filmes para o cinema e televisão. Ao contrário de outros ilustres detetives, Maigret resolve seus casos com base em muito trabalho, ajuda de membros de sua equipe e um agudo senso de observação da personalidade das pessoas.

O método de Maigret procura dissecar a alma dos envolvidos no crime - se Sherlock Holmes olha para fora, Maigret olha para dentro.

A obra de Simenon foi lançada e relançada inúmeras vezes no Brasil, a última das quais pela LP&M, que já publicou 22 títulos em sua coleção de livros de bolso.

Mas a editora concentrou sua atenção exclusivamente no personagem Maigret, que embora primordial para entender o escritor belga, nem de longe é capaz de representá-lo em toda a sua complexidade.

Simenon é injustamente considerado um autor menor, talvez pela fantástica produção de cerca de 350 livros sob seu nome e mais de 170 sob inúmeros pseudônimos, talvez por ter preferido usar o gênero da novela policial para se expressar.

São poucos os enredos que criou sem utilizar um crime para expor a complexidade do ser humano. Mas mesmo nesses casos, como em O Gato - a história de um casal que vive junto e se comunica apenas por bilhetes -, a trama se desenvolve, invariavelmente, em clima de grande tensão e suspense.

A Editora Nova Fronteira, há cerca de 20 anos, publicou várias novelas de Simenon sem a presença de Maigret: O Assassino, Sangue na Neve, O Homem Que Via o Trem Passar, O Presidente, O Testamento Maldito, Ainda Existem as Aveleiras, Os Quatro Dias de um Pobre Homem, Carta a Meu Juiz, Os Fantasmas do Chapeleiro, As Irmãs Inimigas, Os Suicidas, Em Caso de Desgraça, O Quarto Azul, A Janela dos Rouet, e A Casa das Sete Meninas, para o público infanto-juvenil, entre outros.

Como a LP&M não pretende lançar novos titulos este ano, resta garimpar a maravilhosa obra de Simenon nos milhares de sebos espalhados pelo país. Uma dica é o site Estante Virtual, com o acervo de 947 livreiros de 175 cidades. Ele proporciona uma viagem emocionante a um mundo habitado por personagens trágicos, surpreendentes, mas sempre verossímeis - um mundo real, com heróis cheios de falhas e vilões de face humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário