terça-feira, 24 de junho de 2008

Apenas entretenimento

Os rapazes do programa CQC, da Rede Bandeirantes, movem campanha feroz contra os parlamentares por terem barrado seu trabalho nas dependências do Congresso.

Alegam que tiveram tolhida a liberdade de imprensa.

Deveriam usar outra justificativa: o show que conduzem não tem nada de jornalístico, embora pretenda passar essa impressão.

O CQC (Custe o que Custar) brasileiro replica o original Caiga Quien Caiga argentino e amplifica o personagem Ernesto Varela, criado há duas décadas por Marcelo Tas, um repórter que fazia perguntas embaraçosas aos políticos. Tas foi quem trouxe o CQC ao Brasil.

O show nada mais é que o abominável Pânico com roupagem "intelectual".

Claro que os nobres parlamentares fazem besteira das grossas ao impedir o trabalho dos rapazes. São desinformados. Manejar uma câmera e empunhar um microfone não dá a ninguém o status de jornalista. Nossos deputados e senadores deveriam saber disso. E entrar no clima de brincadeira do programa.

Já os órgãos de representação dos jornalistas profissionais poderiam esclarecer o público em geral sobre a diferença entre repórteres, radialistas, apresentadores de televisão e variados tipos de profissionais dos meios de comunicação eletrônicos.

Essa espécie de confusão beneficia apenas alguns poucos.

2 comentários:

  1. Concordo e discordo de vc.
    Concordo que o programa é ruim, sem conteúdo, e uma versão do (horrível) Pânico.
    Discordo da roupagem "intelectual", acho que não tem nada de imaginativo, crítico ou com conteúdo, só baboseira mesmo.
    Também discordo que os deputados e senadores devam entrar no clima de brincadeira. Não é para isso que estão lá.
    Este tipo de "brincadeira", do programinha, só faz aumentar o preconceito em relação aos políticos do país, afastando cada vez mais a população dessa classe já tão ridicularizada, em programas tão ruins como o citado que abusam do humor fácil e barato.

    ResponderExcluir
  2. Márcia, concordo e discordo
    Concordo quando diz que os senadores não devam “entrar no clima”, até porque não estão sendo pagos (por nós) pra isso.
    E discordo ao repugnar o programa em detrimento da imagem do político no Brasil.
    A imagem que a população tem dos políticos e partidos é a imagem que eles (políticos) criaram.
    No mais, esse programa é tão ruim como os programas vespertinos das Tv’s abertas, ou conteúdos questionáveis do Jornal Nacional e a imbecilidades que enchem as grades das emissoras ( e dão super ibope) de segunda à segunda. Deixe os caras do CQC sacaniarem, afinal é o que resta (o que resta?) o que é a mídia brasileira, a política, a policia e os bastidores de alto-clero senão uma grande sa-ca-na-gem?

    ResponderExcluir