quinta-feira, 29 de maio de 2008

No reino do absurdo

Pancho Villa, o herói da revolução mexicana, fala quechua. A selva peruana está cercada de areia movediça, com insaciáveis formigas que devoram humanos, e enormes cataratas. A pirâmide de Chichen Itzá estranhamente aparece no meio da Amazônia peruana. Ah, e a música, que deveria ser peruana, já que as aventuras do herói se passam no Peru, são...mexicanas.
Não é à toa que os espectadores peruanos estão saindo dos cinemas indignados com a superprodução Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Afinal, até mesmo uma obra de ficção - e haja ficção nela! - tem de ter alguns elementos verdadeiros que sustentem a sua história - por mais inverossímil, absurda e infantil ela seja.
Como dinheiro não falta aos produtores hollywoodianos, fica a impressão que tais disparates são cometidos por total ignorância e descaso com a cultura alheia. O que realça o velho estereótipo que mostra o americano como um sujeito entre o boçal e o cretino, cuja única preocupação é mastigar apressado um hambúrguer mal passado, entre goles da insuportável Budweiser - sorvida pelo gargalo da garrafa.
Mas se os realizadores deste novo Indiana Jones - praticamente a mesma turma dos outros - capricharam nos detalhes no começo e meio do filme, é no fim que ele mostra que é mesmo do outro mundo, quando um disco voador emerge das profundezas de um palácio de ouro.
Afinal, uma obra desse nível não iria se contentar em ser apenas humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário