terça-feira, 15 de abril de 2008

Entre a bola e o gol

Vanessa Bellissimo, que procura obter o título de mestre na Faculdade de Educação Física da Unicamp, dá razão a quem acha que o apitador Paulo César de Oliveira favoreceu o São Paulo no primeiro jogo contra o Palmeiras na semifinal do campeonato paulista.
Vanessa analisou 2.352 jogos dos campeonatos Paulista e Brasileiro da Série A, de 2003 a 2006, para chegar à conclusão que os árbitros dão menos cartões amarelos e vermelhos aos jogadores dos times da casa do que aos visitantes - o que, certamente ajuda o mandante do jogo. No futebol, quem faz isso é chamado de "juiz caseiro".
O estudo de Vanessa não responde a outras questões que afligem os torcedores: por que os times grandes são sempre favorecidos contra os pequenos ou que tipos de infrações os juízes caseiros mais gostam de apitar contra os times que prejudicam. Mas o levantamento de Vanessa, que ela usará em sua tese de mestrado, é importante na medida em que explicita algo que era sabido de um modo difuso: há mais coisas entre a bola e o gol do que supõe a nossa vã filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário