quarta-feira, 22 de julho de 2015

Quem tem pressa come cru

Observo de longe essa nova polêmica paulistana, sobre a redução da velocidade nas marginais, e cresce em mim a convicção de que São Paulo, a capital, não tem mais jeito, seu destino é ser mesmo essa cidade horrível de se viver, feia, fedida, desumana, caótica, cheia de gente sem a menor consideração pelos outros.

Claro que 90% desses xingamentos todos ao prefeito Haddad fazem parte da luta política, para desqualificá-lo, desmoralizá-lo e impedi-lo de ser reeleito.

A gente sabe que se ele fosse de outro partido, grande parte dessas pessoas que estão contra a medida estaria falando bem dela...


Pessoalmente, sou daqueles motoristas que dão muito mais valor à segurança do que à velocidade. 

Não corro, quase nunca excedo o limite de velocidade de onde estou trafegando, mantenho distância segura do veículo da frente, sou mesmo um tanto Caxias nessas coisas do trânsito.

Portanto, se estivesse ainda morando em São Paulo, ficaria feliz com a redução da velocidade nas marginais.

Gostaria, mesmo, que a medida se estendesse a todas as ruas e avenidas da cidade, principalmente depois de ler que já se comprovou que com os carros andando mais devagar diminuem as mortes e os feridos por acidentes no trânsito.

Para mim, se a redução da velocidade poupar uma vida, apenas uma, ela já terá valido a pena.

O que realmente não entendo é essa obsessão que as pessoas têm pela velocidade. 

O sujeito pega um carro, qualquer mil cilindradas, e acha que está pilotando um Fórmula 1 de 500 cavalos de potência, sai acelerando que nem maluco, como se fosse um Ayrton Senna.

O resultado todo mundo conhece: acidentes com mortos e feridos, famílias destruídas, sonhos desfeitos...

Pensando nisso, dei uma olhada no Google para ver como a pressa é encarada pela humanidade - ou pelo menos por algumas pessoas que contribuíram, de certa forma, para a sua evolução.

O resultado é esse aí, uma coleção de frases que nos fazem refletir sobre nós mesmos...

A pressa gera o erro em todas as coisas. (Heródoto)

Nenhuma coisa útil se consegue pela pressa. (Textos Judaicos)

Quem se apressa demais no começo, atinge o fim mais tarde. (Platão)

Coisa feita com pressa é coisa mal feita. (Confúcio)

Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo. (José Saramago)

A pressa é inimiga da perfeição. (Rui Barbosa)

O ódio é o prazer mais duradouro; os homens amam com pressa, mas odeiam com calma. (Lord Byron).

Quem responde com pressa raramente acerta. (Provébio árabe)

O raciocínio e a pressa não se dão bem. (Sófocles)

Não se preocupe, não tenha pressa. O que é seu, encontrará um caminho para chegar até você. Deus não demora, ele capricha! (Caio Fernando Abreu)

Não se alcança o coração de alguém com pressa. (Luís Fernando Veríssimo)

Não quero adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. (Oscar Wilde)

A pressa gera o erro em todas as coisas. (Heródoto)

Caminhar com bom tempo, numa terra bonita, sem pressa, e ter por fim da caminhada um objetivo agradável: eis, de todas as maneiras de viver, aquela que mais me agrada. (Rousseau)

Temos tanta pressa de fazer algo, escrever, amontoar bens e deixar ouvir a nossa voz no silêncio enganador da eternidade que esquecemos a única coisa em relação à qual as outras não são mais do que meras partes: viver. (Robert Louis Stevenson)

Não se afobe, não. Que nada é pra já.  O amor não tem pressa.  Ele pode esperar em silêncio.  Num fundo de armário.  Na posta-restante. Milênios, milênios. No ar. (Chico Buarque)

Não é preciso ter pressa. A impaciência acelera o envelhecimento, eleva a pressão arterial e apressa a morte. Tudo chega a seu tempo. (Masaharu Taniguchi)

Nossa vida é marcada pela pressa, não pela velocidade. Esta requer deixar as pessoas em estado de atenção permanente, enquanto a pressa é deixa-las em estado de tensão permanente, como as empresas vêm fazendo. Há um prazo de validade para isso, porque leva a em esgotamento grande demais das pessoas. (Mário Sérgio Cortella)

Não tenha medo, cautela, sim. Não tenha pressa, tenha tenacidade. Não tenha prepotência, mas consciência do seu valor. O que me deixa indignado é a impunidade, falta de caráter, manipulação da opinião pública, injustiça, puxa-saquismo, nepotismo, miséria, ignorância, estupidez, mentira.O que me deixa indignado é a impunidade, falta de caráter, manipulação da opinião pública, injustiça, puxa-saquismo, nepotismo, miséria, ignorância, estupidez, mentira... (Silvio de Abreu)

O apressado come cru. (ditado brasileiro)

Um comentário:

  1. Antigamente existia no circo, o numero do homem bala. O cara entrava em um canhão, e com o disparo era lançado a mais de 50 metros de distância. Até que os apressadinhos poderiam aperfeiçoar essa tecnologia para chegar mais cedo no trabalho! Parece que o problema está na aterrizagem.

    ResponderExcluir