quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Morte de Campos embaralha eleição

Marina Silva deverá herdar a cabeça de chapa dos "socialistas"
(Foto: PSB)
A coligação liderada pelo PSB tem poucos dias para indicar quem será o substituto de Eduardo Campos, morto tragicamente nesta quarta-feira (13) num acidente aéreo.
Seu substituto lógico seria a candidata a vice em sua chapa, a ex-senadora Marina Silva, que só integra o PSB porque não conseguiu o registro de sua Rede.
A resposta sobre o papel de Marina na corrida eleitoral deverá sair nos próximos dias, tão logo passe o choque pela morte de Campos.

Tudo indica que Marina aceitará a missão de substituí-lo, corrigindo, ainda que de maneira inesperada, o que muitos consideravam um erro de estratégia dos "socialistas": para essas pessoas, a cabeça de chapa deveria ser Marina e não Campos.
Sob a lógica dos "marinistas", ela, devido à expressiva votação obtida em 2010, tinha muito mais chances de vencer neste ano do que Campos, um político ainda pouco conhecido nacionalmente.
O desenrolar da campanha deu razão aos marinistas.
A ex-senadora não conseguiu passar seus votos para o ex-governador de Pernambuco, que patinava nas pesquisas, com índices inferiores a 10% das intenções de votos.
É mais que sabido que vice, no Brasil, não transfere prestígio a ninguém.
Na cabeça de chapa, Marina deverá alterar profundamente os rumos desta eleição.
Vai causar problemas tanto a Aécio Neves quanto a Dilma Rousseff, pois sua candidatura tira votos dos dois candidatos.
De certa forma, embola a eleição.
Isso não quer dizer que Marina surja como favorita, impulsionada pela extrema visibilidade que terá daqui em diante e pela comoção popular gerada pela morte de Campos.
Dilma ainda está na frente na corrida.
Mas terá, agora, de tomar muito mais cuidado com o que vai falar sobre seus adversários, será obrigada a dosar o tom emocional de seu discurso e se preocupar ainda mais com a sua imagem pessoal, com a sua máscara de severidade e rudeza.

21 comentários:

  1. Eduardo tinha um sonho de poder colocar em prática, a nível de Brasil, a sua maneira de governar. Ideologia , sonho são atributos não vistos nos nossos políticos. O casuísmo, quem dá mais, egocentrísmo impera no meio deles em detrimento ás necessidades básicas dos cidadões. Deus dará força , primeiramente a sua família e ao povo pernambucano para conviver com essa perda.

    ResponderExcluir
  2. E um momento de muita emoção e de muita importância para o futuro da nação.Marina devia ser a grande heroína nesta tragédia e apoiar a candidatura do Aécio viabilizando o seu objetivo de tirar o PT do jogo dando a população a alegria que David Luis quis dar,dando a esperança da melhoria ao povo brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. socorro... apoiar o Aéreo Neves é uma coisa tão descabida que cheira a ridículo. O netinho do Tancredo não serve nem pra sindico de prédio, quanto mais pra presidente! PSDB nunca mais!

      Excluir
    2. Nossa! Que idiotice! Desde quando um palhaço chorão como david luis tem alegria para dar a ninguém! Ele tem muita alegria para dar ao bolso dele e aos seus familiares através de conforto financeiro.

      Excluir
    3. apoiar o aecio sim - precisamos de mudanças

      Excluir
    4. so os idiotas votam na dilma

      Excluir
    5. Meus amigos vcs de fora de Pernambuco não sabem quem era o governador Eduardo Campos. Lamento a morte do pai de família que deixa órfãos seis filhos e uma viúva, mas não se iludam, ele seria a pior opção para presidir o país. Nós tivemos em Pernambuco 07 anos de maquiagem, na segurança, na saúde, na educação e em todos os outros campos.Portanto, como cristão já rezei e vou continuar rezando pela sua alma, mas ele não era o novo na política.

      Excluir
    6. Francamente não dá pra aceitar conceitos de "salvador da pátria", tipo David Luiz. Neymar foi idolatrado como tal e deu no que deu. Esqueceram que o torneio (copa do mundo) era de futebol, esporte coletivo e não de TENIS, disputa individual. Outro comentário. Aécio NÃO. Mudanças para o retrocesso será reviver os anos 90 para trás. A disputa é de projeto, um que é passado, está sepultado e o outro que MUDOU nossa realidade com distribuição de renda, oportunidades pra quem não tinha. O Projeto de Nação em curso tem que ser mantido sim. Apoiar e defender o Projeto de EXCLUSÃO (concentração da riqueza, economia especulativa, restrição de mercado e educação/saúde privatizadas), em detrimento ao Projeto de INCLUSÃO que mudou pra melhor nossa realidade, é no mínimo NEGAR, direitos, garantias de política pública de Estado, justiça social, mais mudanças e oportunidades. Pode me rotular de IDIOTA, sou DILMA 13 para avançar MAIS com o Decreto nº 8243- Política Nacional de Participação Social- PNPS e o Sistema Nacional de Participação Social-SNPS.

      Excluir
  3. Nossa, não devia nem comentar sobre esse "inteligente e politizado" que sugere que Marina se alie a Aécio... voltar pra trás, não, o país não merece!

    ResponderExcluir
  4. Parece mesmo ser o destino da Marina Silva, saí a frente com a morte, foi assim com a morte de Chico Mendes, e será agora com a morte de Eduardo Campos, Mariana ganhou nome e eleições com Chico Mendes, é sim uma pessoa guerreira nem uma duvida quanto a isso, mas tenho todas as duvidas como governante, pois esteve no Senado e nada fez, esteve na frente do Ministério do Meio Ambiente e tudo que fez foi enfraquecer o Ibama com a divisão criando Instituto Chico Mendes, deixando assim o Meio Ambiente sem pai nem mãe, pois nenhum se entende, e nada se faz a não ser jogar dinheiro pelo ralo.

    ResponderExcluir
  5. Não sei o q vai acontecer mas Pernambuco está órfão politicamente , Eduardo Campos não deixa sucessor em seu Estado . Ele fez o Governador e Prefeito , sem dúvida tinha muita influencia politica em Pernambuco . Para onde vão seus eleitores a gente não pode saber pois eram fieis a ele . Talvez sigam a tendencia do Nordeste q é a de apoio a Dilma .

    ResponderExcluir
  6. Como uma visionária das questões ambientais, a ex-senadora Marina seria uma oposição da visão de ruralistas do Eduardo. Quero crer, que a coligação mantenedora dessa candidatura, reveja todo o projeto político o mais rápido possível, pois as chances da ex-senadora aumentaram e muito, para um segundo turno com a Dilma.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom este artigo tem qualidade e descreve bem este site é muito bom tambem www.vivablogando.com.br tem muito artigo de qualidade

    ResponderExcluir
  8. tenho 50 anos, não gosto de nenhum politico ou partido - mas com certeza quem votar na dilma é muito burro,ignorante e um bando de idiotas.

    ResponderExcluir
  9. Realmente, agora a possibilidade de "embolar" fica muito grande!!!!!!
    Marina sempre teve maior votação do que Campos, e agora então c/ essa
    comoção pelo acidente, é bem capaz de no final ela sair muito no "lucro"...

    ResponderExcluir
  10. Haverá segundo turno. Caso a Marina seja escolhida candidata, não sabemos se ela apoiará O Aécio. Desconfio que ela fique nula para beneficiar o PT. Foi isso que ela fez com Serra, apesar do mesmo oferecer contrapartidas legais. Marina não é confiável. Ela poderá fazer com Aécio, o mesmo que fez com Serra, ou seja, lavando as mãos. Isso beneficiou os corruptos do PT.

    ResponderExcluir
  11. Com a morte de Eduardo Campos o unico nome que o PSB tem com projeção nacional é ROMARIO.

    ResponderExcluir
  12. estou impressionado com os que se dizem "politizados" e mesmo assim ainda consegue votar em dilma e nesse PT metido a esquerdista que só faz besteiras em politica mas, Charles de Gaulle estava certo, Infelizemente, "este não é um país sério"....votem em quem quiserem eu não tô nem aí.

    ResponderExcluir
  13. com certeza "burro,ignorante e um bando de idiotas" é quem acha que pode opinar sobre ambiente político sendo apartidário e tendo um sentimento de inação e antipolítica. Isso é o que chamo de descalabro ético.

    ResponderExcluir
  14. Mesmo sendo de esquerda Eduardo Campos era uma pedra no sapato do PT. Espero que seus eleitores faça que nem ele, não olhando para esquerda, ou direita, e sim para a nossa Nação, reerguendo nosso símbolo "Ordem e Progresso". Retidão e justiça, sem acepção de pessoa. Precisamos resgatar o Brasil das mãos dos estrangeiros.

    ResponderExcluir