sexta-feira, 11 de julho de 2014

Tite vem aí. Para deixar tudo do mesmo jeito

Agora vai.
Tudo indica que, defenestrado Felipão, a CBF ponha em seu lugar o professor Tite, aquele treinador adorado pelos corintianos, inventor de uma nova língua, o "titês", baseada em palavras com o sufixo "dade", com as quais ele responde a qualquer pegunta que lhe façam.
Tipo assim:
Repórter: Tite, como você avalia a atuação de seus laterais no jogo de hoje?
Tite: É preciso ver que a empregabilidade da nossa ofensividade teve por objetivo vencer a defensividade do nosso adversário.
E por aí vai.
Basicamente, é essa a diferença entre Tite e todos os outros treinadores de futebol do país.
Ah, tem algo mais: ele usa, invariavelmente, camisas azuis.
Além disso - e sei que os amigos corintianos não vão concordar comigo -, Tite vagueia entre a mediocridade e a esperteza, ou seja, ele é substancialmente igual a tantos outros "professores" que pulam de clube em clube pelo país afora - e que são igualmente responsáveis, ao lado de cartolas, empresários e imprensa, por este paupérrimo futebol brasileiro contemporâneo.  
A melhor piada entre todas feitas depois da surra que a seleção levou no Mineirão dos alemães é essa que diz que a CBF fará mudanças no comando da equipe.
Mudar o quê?
A comissão técnica?
Para formar outra com Tite no comando?
Mudança seria a CBF trocar sua diretoria - patética diretoria - por pessoas que vivam no Brasil do século 21.
Marin e seu sucessor, del Nero, basta vê-los ou ouví-los, não saíram dos anos 70, devem ainda, nos momentos de empolgação, cantarolar a marchinha ufanista dos "90 milhões em ação..."
A CBF quer mudar o futebol brasileiro, trazê-lo para a modernidade?
Ótimo.
Retire, então, da Rede Globo, o monopólio da transmissão do Brasileirão, o nosso campeonato mais importante.
Faça, ao menos, os jogos começarem antes da novela das 9 - e não depois.
Permita que os clubes determinem o calendário da competição e os horários dos jogos.
Vamos mudar o futebol brasileiro?
Perfeito, ótima ideia - está mesmo na hora.
Que tal então deixarmos o nosso querido Tite gozar mais um bom tempo da semiaposentadoria, ou do "período sabático" a que ele se submeteu depois de sair do Corinthians?
Que tal, em vez de apresentá-lo à torcida, com a sua camisa azul e o seu linguajar pseudointelectual, como o salvador da pátria, trazer para o Brasil uma comissão técnica estrangeira, de primeira linha, com métodos verdadeiramente modernos de treinamento, capaz de tratar o jogador como profissional e não como membro de sua família?
Que tal esquecermos de vez os "professores" brasileiros e seus sistemas táticos de dez, 15 anos atrás?
Que tal termos a humildade de reconhecermos que o nosso futebol involuiu para a era dos chutões e o dos europeus evoluiu para a era dos passes, dos dribles e dos chutes a gol precisos?
A maioria dos times brasileiros, incluindo a seleção, joga hoje como a Inglaterra ou a Alemanha jogavam há mais de uma década.
Tite vai resolver o problema?
Estou certo que não.
Como ainda se diz por aí, o buraco é mais embaixo...

5 comentários:

  1. Motta, apesar da minha ignorância sobre o assunto, nestes dias de Copa deu pra ver que algo de muito errado acontece com nosso futebol. Acho que você está coberto de razão.

    ResponderExcluir
  2. Só não concordo com o tom crítico a marchinha "90 milhões em ação". Em que pese seu uso deturpado, ela fala de um Brasil que ainda eu sonho ver.

    ResponderExcluir
  3. Motta, técnico da seleção precisa entrar no esquema dos patrocinadores, empresários, convocar jogadores para valorizar o passe para posterior venda para clubes da Europa ... Não sei se Tite topa isso. Acho mais fácil eles moldarem um ex-jogador sem vícios e puxa saco da CBF e GLOBO: Bebeto, Dunga, Leonardo ...

    ResponderExcluir
  4. O futebol e cheio de entendidos e cumpadres. So falta chamar de Doutor. Na hora do vamos ver.... Tem que rir.

    ResponderExcluir
  5. Sou Corinthiano, Motta, e posso afirmar que está longe de Tite "ser adorado" por nós. Exatamente por essas razões que você elencou, e ainda mais por uma irresistível vontade de retrancar, como tantas vezes já o provou. No mais, concordo com você, Tite seria mais do mesmo e só mudaremos quando mudanças ESTRUTURAIS no fut brasileiro começarem a ser implantadas.

    ResponderExcluir