terça-feira, 3 de junho de 2014

Avisem o Ibope que a Copa já chegou

Rua enfeitada para a Copa em Niterói:
o Ibope certamente não passou por lá
(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
O Ibope revela que o brasileiro não está nem aí com a Copa do Mundo.
A pesquisa traz um resultado no mínimo estranho.
E a explicação dada para isso também soa incrivelmente sem sentido: hoje, diz o especialista que comentou o levantamento para o Estadão, tornou-se politicamente incorreto demonstrar apoio ostensivo à Copa.
É proibido exibir a bandeira do Brasil e vestir a camiseta da seleção.
Está fora de moda ter orgulho do Brasil.
O analista compara a situação com o que se via tempos atrás com o tal "eleitorado malufista", que se envergonhava de revelar a sua intenção de voto - e só o fazia sob a proteção da cabine de votação.
A pesquisa mostra ainda que o engajamento à Copa está diretamente ligado à preferência eleitoral das pessoas: quem apoia o governo federal fala bem da Copa, quem é contra, fala mal.

E aí reside aquilo que antigamente se dizia que era o "busilis" da questão: para muita gente a Copa deixou de ser um evento esportivo - alíás o maior do mundo -, para se tornar um fator decisivo na eleição presidencial deste ano.
Os que querem defenestrar os trabalhistas do Palácio do Planalto são anti-Copa, com medo de que o seu sucesso possa ajudar a reeleição da presidenta Dilma Rousseff.
E fizeram, e fazem, tudo o que é possível para sabotar o evento.
Até deixar de torcer para a seleção.
Mas se ninguém ligasse para a Copa, por que todo esse rebuliço a seu respeito?
O fato é que só se fala da Copa no Brasil inteiro.
Contra ou a favor, ela está na boca de todos.
Poucas vezes um evento, de qualquer tipo, mexeu tanto com o país, dividiu tanto as opiniões.
O fato incontestável é que vai ter Copa - e ela vai ser um sucesso. 
Os turistas começam a chegar.
Os estádios estão prontos.
Idem, a ampliação e modernização dos aeroportos e portos.
As principais obras de mobilidade urbana já foram entregues.
Há alguns problemas pontuais - como em todas as Copas já realizadas até hoje.
As manifestações contra a Copa vão se esvaziando e reúnem apenas algumas dezenas de pobres coitados.
A imprensa em geral, que até outro dia malhava o evento e dava força a qualquer um que se dispusesse a criticá-lo, é agora obrigada a cobrir os treinos da seleção.
A Rede Globo de Televisão retornou ao tom ufanista de sempre.
Os anunciantes põem no ar as campanhas feitas para faturar com o torneio.
Nas ruas das cidades o verde-amarelo ganha espaço. 
Mas a pesquisa "científica" do Ibope vê outra coisa.
Como sempre, o Ibope vê o que quer.
Ou melhor, o que lhe pagam para ver.

15 comentários:

  1. Os govenadores de oposição ao governo federal perderam a chance de apossar da Copa e trazer para si as vantagens políticas e econômicas do evento. Muitos Brasileiros perderam tempo em protesto, e após o término do evento vão se dar conta do papel ridículo e oportunidades que perderam.

    ResponderExcluir
  2. Voce deve estar em outro mundo. A incompetência dos nossos governante, de todos os partidos é desanimadora, repugnante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E voce ta no mundo dos pernas de pau. Com certeza! Toc, toc, toc...

      Excluir
  3. Boa Motta. Nao to nem ai pra esses chatos de galocha. A Copa chegou! Nem acredito! E do BRASIL! Vamo Selecao! Essa e nossa!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. A questão é que o Brasil não vai ganhar porque a população vai torcer ou deixar de torcer. VOCÊS ACHAM MESMO QUE O BRASIL VAI PERDER, COM UM MONTE DE INTERESSES EM VOLTA? Empresas varejistas, anunciantes, canais de TV , tudo devidamente rateado com o governo, vocês acham mesmo que eles iriam arriscar toda essa oportunidade de lucrar com uma possível derrota? o Brasil já ganhou essa copa, a conta já está paga.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. "Os estádios estão prontos. Idem a ampliação e modernização dos aeroportos e portos ...." Parece discurso do governo, Isto é uma coluna de humor?

    ResponderExcluir
  7. É isso aí a Copa é um evento esportivo e deve ser tratado como tal. E não é só do Brasil, é do mundo. É preciso respeitar as pessoas que estão vindo de fora pagando passagens, tickets e hospedagem. É claro que muita coisa vai precisar ser investigada e revista depois do Mundial e entendo a indignação dos black blocs, mas não vejo como boa estratégia aterrorizar a população com os quebra-quebra e se aliar ao PCC é completamente sem noção; estratégia suicida para o movimento.

    ResponderExcluir
  8. Não consigo ler e acreditar que você acredita no que está dizendo.........

    ResponderExcluir
  9. Os estádios estão prontos.
    Idem, a ampliação e modernização dos aeroportos e portos.
    As principais obras de mobilidade urbana já foram entregues.
    Caro Motta, o iBOPE errpou inúmeras vezes, e esta foi uma delas, mas afirmar o que afirmou acima está longe de acontecer, estádios maquiados, faltando um monte de coisa, aeroportos, você não deve ter andado ultimamente nos aeroportos, muiots siquer concluíram o, planejado para a copa...mas...sou brasileiro...copa é copa...eleição é eleição...e na copa das eleições veremos que está certo...

    ResponderExcluir
  10. EM QUE MUNDO ESSE SR. VIVE, MEU DEUS DIZER QUE OS PROBLEMAS SÃO PONTUAIS ONDE SEQUER OS ESTÁDIOS ESTÃO PRONTOS, E SIM É VÁLIDO SIM RECLAMAR E PROTESTAR NESTA COPA POIS FOI O NOSSO DINHEIRO QUE FOI USADO PARA ALEGRAR OS RIQUINHOS ( POIS POBRE MESMO SÓ VERÁ NA TV MESMO ASSIM COM BOM BRIL NA ANTENA ) NA CONSTRUÇÃO DE ESTÁDIOS QUE NO FINAL DESTA MALDITA COPA SERÁ DADO DE BANDEIJA PARA AMIGOS ( LEIA-SE FINANCIADORES ) DOS GOVERNANTES DESTE PAÍS, NO MEU ESTADO ( MG ) POR EXEMPLO A MINAS ARENA QUE NÃO ENTROU COM R$1,00 NUNCA TERÁ PREJUÍZO POIS CASO O TENHA O NOSSO GOVERNADOR NÃO DEIXARÁ E PAGARÁ COM MAIS DINHEIRO NOSSO OS PREJUÍZOS QUE TIVER.
    SR ALIENADO NÃO É QUESTÃO DE SIGLA PARTIDÁRIA POR QUE PT E PSDB SÃO TUDO MERDA DA MESMA FOSSA, MAS SIM QUESTÃO DE CIDADANIA POIS PAGO IMPOSTO PARA FINANCIAR SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA E NÃO PARA FINANCIAR A FELICIDADE DOS RIQUINHOS DO BRASIL SEJA EM SEU LAZER, FALCATRUAS E INTERESSES PESSOAIS.
    VOLTE PARA O NOSSO MUNDO DE IDIOTAS BRASILEIROS.

    ResponderExcluir
  11. Essa materia faz todo o sentido. Existem dois tipos de pessoas. E o jornalista (que devieria ser isento de lado) é claramente a favor do partido dos "trabalhadores".
    'As principais obras de mobilidade urbana já foram entregues...' hahaha, piada né? Foram entregues algumas e por coincidencia, aquelas que favorecem uns ou outros.
    A internet aceita tudo mesmo. Paciencia !!!

    ResponderExcluir
  12. Triste ler um texto que não possui o mínimo de embasamento. Viva a política do Pão e Circo!

    ResponderExcluir
  13. E isso seu Motta. A Copa incomoda mais que micuim em cloaca de tucano.

    ResponderExcluir