quarta-feira, 23 de abril de 2014

A onda pessimista

Os portais de notícias dão manchetes sobre as projeções do "mercado" para a inflação, que, segundo os tais analistas, ficará além do teto estabelecido pelo Banco Central, de 6,5% - o centro da meta é 4,5% com tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.
Com isso, continuam a insistir na linha do "quanto pior, melhor", recheando sua relação de notícias com tudo o que possa significar desgaste para o governo Dilma e para o PT.
Uma notícia como essa, extraída do Boletim Focus, do BC, merece, no máximo, um registro.
Não tem nenhuma importância, já que esse boletim é feito com base em entrevistas com representantes do mercado financeiro - e o mercado financeiro, qualquer criança sabe, quer mesmo é que os juros subam à estratosfera, para que seu lucro seja ainda maior do que já é.
Além do mais, essas "previsões" têm o mesmo valor científico de alguma profecia da outrora famosa Mãe Dinah, ou seja, não valem absolutamente nada.

A estratégia de "sangrar" o governo à base do noticiário negativo, esse que pinta o Brasil com as cores da tragédia, do caos e da desesperança, vem de longe, desde quando a oligarquia nacional começou a perder as eleições.
A imprensa brasileira é um oligopólio mantido por meia dúzia de famílias.
São elas que vendem o que querem ao público: otimismo, pessimismo, tempo bom, tempo ruim.
Como o Brasil é ainda uma democracia muito imperfeita, uma aberração dessas não só sobrevive, como floresce.
Não há, na chamada "grande imprensa", voz discordante.
Uma faz coro à outra.
Uma "denúncia" qualquer, sem nenhuma constatação, vira um escândalo de derrubar a República.
A oposição ao governo trabalhista seria reduzida a proporções ínfimas se não se alimentasse das excrescências publicadas diariamente pela midiazona.
Infelizmente para todos nós, as autoridades de Brasília parecem ignorar o fato óbvio de que quanto mais anunciam nesses veículos, mais alimentam o furor do inimigo.
A internet, hoje, é o único instrumento que se contrapõe a essa avalanche de notícias destrutivas.
Mas não consegue, sozinha, neutralizar o clima de pessimismo criado pelos jornalões.
O governo trabalhista faria bem, a si e ao país, que deseja evoluir para uma democracia plena, se se livrasse do masoquismo que o aflige.

39 comentários:

  1. Como todo cara de pau, a oposicao atribui aos outros os defeitos que lhe sao proprios. Falta de vergonha, manjada e decantada!

    ResponderExcluir
  2. Pare de dizer besteira... que papo é esse de imprensa, de estratégia de direita e bla, bla, bla. Porra, o PT está detonando com o Brasil e só cego não vê. Querem continuar mamando, mentindo, enganando, dizendo que não sabem de nada, que é pro bem do povo pobre... É sacanagem pura com tudo o que é honesto neste país. Não vêm com essa de direita, de oligarquia, burguesia, que não cola mais. O PT é um bando de aproveitadores e ponto final, que têm que sair e dar lugar para qualquer um, que possa repensar o Brasil legítimo e realmente democrático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A inocência e a estupidez nubla a visão até para o óbvio. Meu amigo, o PT libertou o Brasil. Houve falhas, claro, mas estamos infinitamente melhor do que em governos anteriores. Procure informa-se melhor a afaste esse preconceito fascista sobre o PT. Procure números e faça comparações.

      Excluir
    2. Quer o telefone de um psiquiatra?

      Excluir
  3. Esse não é tão anônimo, ou é do PSDB ou ganhava muito dinheiro a custa da miséria do povo ou é ignorante mesmo, de qualquer forma sua reflexão sobre o comportamento dos grandes órgãos de comunicação, é um retrato da realidade. Mas, não é somente cego que não vê, essa pessoa que escreveu o comentário acima, que tudo indica, não é cega, também não enxerga.

    ResponderExcluir
  4. "A oposição ao governo trabalhista seria reduzida a proporções ínfimas..."
    A frase acima demonstra todo o teu desapreço pela democracia, regime que permite coexistirem pessoas que pensam de modo diferente. Pela tua lógica, não deveria haver oposição, e sim um regime totalitário, com partido único, o PT.

    ResponderExcluir
  5. "...mais alimentam o furor do inimigo."
    Quem pensa diferente de nós, não é inimigo,... a não ser que estejamos em um Estado totalitário como em Cuba. Na democracia não é assim!

    ResponderExcluir
  6. A oposicao nao tem ideias, nao tem planos para o Pais, nao tem propostas, a nao ser pedir golpe militar. Democratas? Ou picaretas.

    ResponderExcluir
  7. Não é onda pessimista. É onda realista, basta ir ao supermercado, à farmácia, à loja de calçados, à loja de roupas, à padaria, jogar na loteria.
    Os preços sobem, sobem, sobem

    ResponderExcluir
  8. Em todos os ramos ha diferenca nos precos. O povo compra onde e mais barato. Ja o trouxa, compra caro pra reclamar da inflacao.

    ResponderExcluir
  9. Esse Motta deve ser o José Guimarães(PT- CE) disfarçado de jornalista.
    O jornalismo tem que estar a serviço da verdade, quando você critica outro meio de comunicação, você deixa de ser jornalista e passa ser notícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, quem disse a você que este é um blog jornalístico? Este é um blog de opinião. E outra coisa: jornalismo imparcial não existe, é lenda, ficção, para enganar trouxas. Se a minha opinião contraria a sua, problema seu. Não quero convencer ninguém, muito menos esse bando de Trolls que vem aqui encher o saco. Não está contente com o que escrevo? Simples, vá ler o que escrevem os que pensam igual a você.

      Excluir
    2. Caro blogueiro, se você quer dar sua opinião e receber só aplausos, deveria combinar com os leitores antes.
      Quanto a sugestão de leitura, muito inteligente da sua parte.

















      Excluir
    3. Os leitores desse blog advertem. Os textos do Motta, nao devem ser lidos por portadores de duplo neuronio, e mulambentos em geral.

      Excluir
    4. E aí Motta precisa de puxa saco para responder.
      "É difícil libertar os tolos das correntes que eles veneram".

      Excluir
    5. As respostas aos seus parcos comentarios foram dadas. Sua cara de pau, sua falta de vergonha ou um trocado qualquer. O que te faz insistir?

      Excluir
    6. Não insistirei. Lembrei-me dessa frase:
      Nunca discuta com um ignorante, ele te rebaixa no nível dele e te vence pela experiência.

      Excluir
    7. E isso ai. Bota tua viola no saco, que teus dois neuronios te consolam. Presepeiro!

      Excluir
    8. "Viola no saco", "dois neurônios","presepeiro".
      Você escreveu sozinho ou precisou de ajuda?

      Excluir
    9. Você mesmo que pensou nessas palavras e termos ou teve a ajuda de um petista.

      Excluir
    10. Respondo aos teus espasmos babados, pra que fique clara a indigencia mental dos mercenarios que trabalham na internet contra os interesses do povo. Mulambento.

      Excluir
    11. Ja recebeu seus 10 contos? Seu vaca de presepio metido a intelectual. Foi sua mamae ou seu papai que escreveram pra voce?

      Excluir
    12. Está plagiando um cara com dois neurônios?

      Excluir
    13. Teus objetivos fora pra cucuia. Porque voce nao tem estatura mental nem moral pra defender seus comentarios de algibeira. Imcompetente.

      Excluir
    14. Se eu fosse quem te mandou, nao pagava nem 5 contos pelo teu servico porco. Trollzinho de 5a categoria.

      Excluir
    15. Desculpe ter afrontado sua opinião.

      Excluir
    16. Voce nao afronta opiniao. A tua falta de senso critico e de vergonha e que incomodam.

      Excluir
    17. Os latidos do meu cachorro sao mais inteligentes que as suas respostas. Teu cerebro so responde, com choque eletrico. Late ai Rex.

      Excluir
    18. Voce nao afronta opiniao de ninguem. Voce nao passa de um boboca mequetrefe, tirando onda de intelectual. Vai encher o saco da vovozinha.

      Excluir
    19. Ta na hora de trabalhar, e ja me diverti bastante com esse trollzinho babaca. Na proxima te trago um osso rex! em

      Excluir
    20. Ah! você fez mais comentários ofensivo.
      Estou retirando meu pedido de desculpa.

      Excluir
  10. O problema e que na grande midia nao tem noticia. Procuro nos blogs, porque meu ouvido nao e penico pra encherem de porcaria.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom seu texto, só não percebe a parcialidade e o mau-jornalismo da grande-mídia, quem não quer, ou quem compactua com isso. Com a provável reeleição, quem sabe a Dilma cria coragem para mexer no vespeiro, e fazer uma "Lei de Medios" como na Argentina, de forma a permitir o debate e a pluralidade de opiniões em nossa mídia.

    ResponderExcluir
  12. O único contraponto a essa mídia urubuzenta é a internet. Quem se informa pela tv aberta ou pelos jornais e revistas terá a impressão de que o Brasil faliu e que só o nobre senador Aébrio Neves (aquele que fugiu do bafômetro) poderá nos salvar, igual ao Chapolim.

    ResponderExcluir
  13. O Pt esta no poder pelo voto do Povo. E deve permanecer por um bom tempo tendo em vista o que a oposicao tem proposto. Ou seja, nada.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Eu aceito e acho salutar a oposição numa democracia, mas falemos sério...O que vemos hoje passa longe de ser uma oposição, nas eleições de 2014, por enquanto só o PT compareceu...

    ResponderExcluir
  17. A oposição é salutar a qualquer democracia, mas falemos sério...No Brasil não temos oposição. Por enquanto só o PT compareceu para as eleições 2014.

    ResponderExcluir