quinta-feira, 10 de abril de 2014

FHC, a esquerda e a direita

A frase mais espetacular dos últimos dias foi a do ex-presidente FHC. Segundo os jornalões - e eles não mentem jamais -, nosso personagem afirmou, num debate no Museu de Arte do Rio o seguinte: 
“Hoje, se disser que sou de esquerda, as pessoas não vão acreditar. Embora seja verdade. É verdade!” 
Há quem jure que FHC fez uma blague.
Não é o seu estilo.
Ele costuma dar recados sérios à sua audiência, mesmo que, algumas vezes, como agora, eles sejam difíceis de engolir.
De certa forma, porém, foi até bom o nosso imortal ter dito que é de esquerda.

Com essa afirmação calou inúmeros expoentes seu eleitorado - se é que ele ainda tem algum -, que, fortemente adeptos das práticas direitosas, costumam, para que a pecha de conservador e reacionário não cole neles, dizer que não existe mais nem direita nem esquerda.
Uma piada.
Se até o douto FHC, homem de tantas leituras, de tantas viagens, de tantos banhos de civilização, acha que é de esquerda - embora poucos acreditem nele -, é que não quer que digam que é de direita.
Sendo assim, direita e esquerda existem e continuam dando encontrões nesse mundaréu todo.
O debate é interminável e não vai ser FHC que dará a palavra final sobre o que é a esquerda e o que é a direita hoje.
A confusão faz parte do jogo, é imprescindível.
Até o velho guerreiro Chacrinha anunciava que seu negócio era confundir, não explicar.
Por mim, tenho claro uma coisa: é de esquerda quem pensa no coletivo, quem acredita na democracia, quem deseja mais Justiça e menos desigualdade social e econômica, quem trabalha para que os pobres não continuem pobres o resto da vida, quem se indigne com a miséria, em todos os sentidos - a miséria física, a miséria moral, a miséria cultural -, quem não suporte ver o semelhante passar fome, quem não aceite a discriminação, o preconceito, o ódio contra as minorias, contra os de outra cor de pele, de outra religião, de outro time de futebol ou de outro partido político.
Já quem é de direita, para resumir, acha que tudo o que o sujeito de esquerda pensa e faz é uma tremenda bobagem e o mundo é desse jeito porque sempre foi assim e sempre será - e sempre haverá pobres e ricos, patrões e empregados, bobos e espertos, explorados e exploradores.
Pegue um FHC, escute o que ele diz, leia o que escreve hoje, já que os textos passados ele mandou esquecer, veja com quem ele anda, observe os lugares que ele frequenta - e você vai saber qual é o perfil de quem é de direita.
Não à toa, ele é o "Príncipe".

16 comentários:

  1. Estou aturdido! Estou aparvalhado! Estou atonito..... Nao, nao pode ser! Deve ser um pesadelo! Estamos no fim do mundo! (nao enche o saco fhc).

    ResponderExcluir
  2. Perfidia! Eu votei nesse individuo achando que era Estadista. E ainda debocha de mim. Ai,ai. Que raiva!

    ResponderExcluir
  3. Socorro! E tudo comunista! Estamos lascados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, fhc só tá te dando um susto. Pode votar nele a vontade que ele não vira pra mais nada, a nao ser ZERO a esquerda.

      Excluir
  4. Segundo o tecnico Joel Santana, o time pode atacar on the left ou on the rigth. O que que tem?

    ResponderExcluir
  5. Eu quis dizer que sou ZERO a esquerda. Ass fhc

    ResponderExcluir
  6. FHC [e o maior cara de pau desse pais!
    Depois de Lula e Dilma, acho que ninguem vai cair em estoria da carrochinha porque os dois juntinhos sao a cara do FHC.
    Vota Brasil, mas n'ao com a barriga!

    ResponderExcluir
  7. De acordo com a explicação dada acima, a turma do PT é de direita pois fazem d tudo para manter o povo pobre, recebendo bolsa esmola e outras formas de distribuição de pequenas quantidades de dinheiro para o indivíduo comprar crack, pinga e macarrão, permanecendo sempre pobre e dependente do governo, pagando essa dependência com voto de cabresto por medo d perder a esmola. Quem não gosta de pobre, trabalha para aumentar a renda, formar técnicos, aumentar a produção de riquezas e as condições de vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  8. A descrição de esquerda e direita são os estereótipos mais manjados. Eu me considero de direita e defendo a distribuição de renda mas não defendo demagogia. Defendo o país mas não sou ufanista. Defendo a família mas não sou preconceituoso. Defendo o capitalismo mas não o acho perfeito. Os países mais evoluídos do mundo não chegaram lá com demagogia e populismo. Chegaram com trabalho duro, sacrifício e estímulo para que sejamos cada vez melhores. Nada de tirar de quem produz para dar para quem não se esforça. Quem precisa melhorar de vida precisa de oportunidades, não de esmola.

    ResponderExcluir
  9. Só no Brasil mesmo que um partido como o PSDB é considerado de direita.

    ResponderExcluir
  10. Eu assumo. Sou elite. Gosto do requinte, e da nobreza dos Tucanos. Nao me aborrecam, povinho ignorante.

    ResponderExcluir
  11. Não tem forma mais maniqueista de definir esquerda e direita doque a apresentada na cronica. De fato, quem define esquerda e direita dessa forma, e geralmente é de esquerda, vive num mundo de faz de conta, aonde há pessoas boas, e uma elite malvada que abusa delas. A definição é quase infantil, e obviamente não leva em conta as reais bandeiras da direita: liberdade de expressão, equilíbrio entre direitos e deveres, o direito do indivíduo de empreender, tomar riscos e usufruir dos ganhos, assim como arcar com prejuízos, o direito à escolha individual, vulgo livre arbítrio, na gestão da própria vida, o direito à auto-defesa, a busca de um estado que não seja tutor e pai, mas apenas coadjuvante na vida do indivíduo, e que consuma menos dos recursos produzidos por cada um, a livre concorrência. Todos palavrões na mentalidade esquerdista, que vive de alimentar e consumir o discursos politicamente correto, coletivista, distributivo e paternalista, enquanto usufrui de uma vida tipo classe média alta, e acha sinceramente que todos poderiam fazer o mesmo, ainda que não haja produtividade suficiente para tal...(matemática e economia não é o forte das esquerdas, outras qualidades típicas que o blogueiro não mencionou...)

    ResponderExcluir
  12. Achei uma gafe do Dr. Cardoso. Pensei em mudar para o Campos, mas de paraiba na politica ja basta o Lula. Que horror.

    ResponderExcluir
  13. Não sou defensora do FHC porém há a possibilidade de a avaliação do significado de direita e esquerda ser diferente no ponto de vista do autor do blog e do FHC. Se pelo ponto de vista dele por exemplo a situação é ser direita e a oposição ser de esquerda, ele estaria certíssimo em sua afirmação.

    ResponderExcluir
  14. E isso ai! Ser democrata no Brasil, so de porre. Haja vesicula pra aguentar! He he he!

    ResponderExcluir