sexta-feira, 4 de abril de 2014

FHC, Aécio, os empresários e a "síndrome de Estocolmo"

O relato do que foi uma reunião do presidenciável tucano Aécio Neves com empresários, na casa de João Dória Jr., aquele esperto misto de apresentador de TV e organizador de eventos, feito pela colunista Mônica Bergamo, da Folha, nos causa uma mistura de sentimentos: desalento, perplexidade, constrangimento...
Segundo a jornalista, Aécio foi apresentado por Dória como "um dos mais valorosos nomes da política brasileira, o novo."
Aplausos.
E a colunista informa, então, que foi apenas quando Dória anunciou a presença do ex-presidente FHC que os convidados realmente vibraram, a ponto de se levantarem para aplaudir de pé aquele que, segundo o organizador do evento, é um "exemplo de homem público, de ser humano, de brasilidade, de estadista".

A jornalista conta que Aécio falou aos presentes tendo ao seu lado Armínio Fraga, que foi presidente do BC no governo FHC, para dar um exemplo de quem serão os seus auxiliares: "Ninguém tem o time que nós temos. Ele dará confiança ao mercado."
O ponto alto do relato é quando, segundo a colunista, Aécio diz que fará tudo "o que precisa ser feito", se puder "no primeiro dia" de seu governo, não importa que medidas sejam, "por mais que elas sejam impopulares", pois sua ambição é fazer o "melhor governo da história".
E por aí vai.
Ninguém contesta o fato de que Aécio e Dudu Beleza detêm 99,9% da preferência do empresariado na disputa presidencial.
Até aí, tudo bem, fica claro que eles são os candidatos dos endinheirados, dos ricos, da oligarquia.
O que não dá para entender, porém, é a causa dessa preferência esmagadora.
O governo FHC, que Aécio pretende reeditar, até resgatando do ostracismo figuras como Armínio Fraga, foi péssimo para os empresários, de modo geral, principalmente se comparado ao período posterior, dos trabalhistas.
Os bancos nunca ganharam tanto dinheiro como nos últimos dez anos.
A impressionante ampliação do mercado de consumo proporcionou ganhos relevantes para o comércio e o setor de serviços.
A construção civil recebeu uma injeção de investimentos na veia, com o Minha casa, Minha Vida e as obras do PAC e da Copa do Mundo.
A indústria naval ressuscitou e já é a quarta do mundo.
A agroindústria bateu recordes sobre recordes de produção.
Há, sim, alguns setores industriais que vê tendo resultados pífios, mas o governo tem procurado socorrê-los de várias formas.
O BNDES oferece dezenas de linhas de crédito para investimento a juros quase negativos.
A propalada "desindustrialização" da economia brasileira é um fenômeno antigo, não pode ser creditado às ações do governo trabalhista.
Se os nossos empresários tivessem um mínimo de racionalidade, teriam apagado de sua memória o governo FHC, que vendeu a eles a ilusão do real em paridade com o dólar, que não construiu uma obra de infraestrutura sequer, não teve nenhum programa de habitação relevante, criou pouquíssimos empregos, promoveu racionamento de energia, fez questão de manter um mercado de consumo esquálido - aplicou, em suma, a maldita receita neoliberal que levou o planeta à mais séria crise econômica desde o crack da Bolsa de Nova York em 1929.
E eles aplaudem o seu carrasco!
O que explica uma atitude dessas?
Será que é a tal "síndrome de Estocolmo"?
Ou preconceito de classe, ódio patológico, pura canalhice?
Vai saber.
Uma coisa porém, é incontestável: FHC, Aécio, Dudu Beleza e assemelhados têm uma notável atração pelo capital, pelo mercado, por tudo o que eles representam. 
E uma aversão incontida pelo povo.
Se formos ver, Dória e sua turma e FHC e seu pessoal foram feitos um para o outro.
Eles se merecem.

AVISO AOS TROLLS
Este é um espaço para pessoas civilizadas. Nem percam tempo mandando mensagens que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência. O autor do blog sabe distinguir um comentário de uma provocação, portanto qualquer manifestação dos chamados "trolls" será excluída. 

23 comentários:

  1. Esse senhor desinformado nao sabe que os empresarios nao sao maioria nesse Pais, e sim o Povo que ele promete atacar. Surtou.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que foi animada essa reuniao do Clube dos Surtados. Agora vai!

    ResponderExcluir
  3. O DEM e o PPS já estão em processo avançado de extinção, será que o PSDB com esse tipo de candidato não percebe que faz uma força enorme para virar o próximo PRN.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro repórter, ou vc é um petista convicto ou vc é um repórter muito novo e pouco informado... É verdade que essa turma nunca ganhou tanto dinheiro com os governos petistas... é exatamente por isso que eles querem a outra turma... o que os petistas fizeram por eles já está esgotado...o pac não irá injetar mais recursos, os estádios já estarão prontos... será preciso pensar num projeto novo pra que essa turma possa continuar a loclupetar dos dinheiro público... santa inocência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ter tucano por aqui por que so assim ficara sabendo do que o Tucano é capas, leia a Privataria Tucana, o Rei da Privataria, ou Operação Banqueiro.

      Excluir
    2. JBMartins, use a lógica, a simples lógica. Esse modelo que vc pensa esgotado, está esgotado (parcialmente) nos EUA. Aqui, AGORA é que COMEÇA a ter uma grande parcela da população com acesso a bens de consumo, e na maioria das vezes essas pessoas se reroduzem e continuam consumindo.

      Excluir
  5. A maldita receita neoliberal, nos levaria a um sofrimento impensável pós crise 2008. Ainda bem que tal receita pavorosa foi interrompida em 2003.
    Síndrome de Estocolmo não é , pois a síndrome pressupõe medo absoluto.
    O mal do neoliberalesco é sua falta de carinho pelos que nada tem.
    Dória é somente o espelho disso.

    ResponderExcluir
  6. Eles simplesmente tem aversão ao povo. Se o Aocio ou o Dudu beleza entrarem no governo eles irao cancelar todos os programas sociais no mesmo dia que tomarem posse. Sera uma gigantesca onda de desemprego no Brasil, espere para ver.

    ResponderExcluir
  7. Ser aplaudido por estes empresários e banqueiros não é novidade. Ele esta falando para o público dele , para seus eleitores. Fica muito a vontade. Esta em casa. O que me deixa triste é quando este sujeito tem a defesa de uma parte da classe média. TRABALHADORES com patrão, mas totalmente MEDIOCRES que insistem em negar os ganhos que tiveram no governo Lula/Dilma. Todos, todos que conheço tiveram conquistas significativas: casa própria, imóvel reformado, automóvel zero, viagens pelo Brasil e no exterior, filhos na faculdade, etc. Pessoas que 12 anos atrás, quando empregados, o salário mal dava para comer, vestir e pagar aluguel. Hoje, infelizmente, são verdadeiros papagaios do Jornal Nacional, CBN, Band, SBT, Itatiaia....

    ResponderExcluir
  8. Concordo em número,gênero e Grau com nosso amigo jornalista.Fui professor universitário na época de FHC e nunca fomos tão surrados.Hoje,o comentário dentro da universiade é que nunca teve tanto dinheiro para pesquisa.Estamos com um país com números bem melhores do que na época de FHC e o pior é que alguns dizem que é porque FHC plantou e Lula continuou a politica dele....me polpem .....

    ResponderExcluir
  9. Um professor universitário que escreve me polpem. Precisa dizer mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, esse argumento não convence mais. O governo tem ilustres escritores há mais de 20 anos.

      Excluir
  10. O João Dória Jr. já organizou até desfile de cachorro de madame. Acho que não é preciso dizer mais nada, né?

    ResponderExcluir
  11. Podem não ser excepcionais. Não votei no FHC e sim todas as vezes no Lula. Mas, sinceramente, o PT colheu muito do Plano Real e os petistas estão colhendo muito mais.... O mensalão foi uma vergonha! Cansei de todos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito!!! Chega de brincar de Política...

      Excluir
    2. Politica não é brincadeira, quem sofre são os pobres, a elite pega o avião seus solares e foi, aconselho se forem Brasileiro de verdade leiam a revista Carta Capital edição especial 50 anos do Golpe, e Privataria Tucana. ai começo a discutir politica com Tucano.

      Excluir
  12. Penso sinceramente que a questão não se trata de petistas ou PT, bem como não se trata de Aécio/FHC ou PSDB!
    A história há de registrar e comentar que tanto FHC como Lula e Dilma tiveram e têm a sua importância para o que o Brasil é hoje.
    Somos um país melhor em 2014 do que éramos em 2000! Isso é fato e não se discute.
    A questão é saber quem dos pretendentes a Presidente da República poderá nos assegurar que iremos avançar para o bem de todos os brasileiros e não apenas para esta ou aquela classe social!
    Segurança pública, mobilidade urbana, saúde e educação, apesar de todos os esforços (ou "pseudos esforços") vão de mal a pior!
    Chega de propagandas enganosas e ufanismos hiper exagerados!
    Precisamos de políticos mais honestos, mas coerentes e que saibam de fato o que o povo precisa. E povo no sentido mais correto e amplo da palavra: todos nós, sejamos ricos, pobres, classe média, etc.; sem qualquer distinção!
    Vamos refletir e ser mais críticos! Mas vamos acima de tudo ser coerentes e comprometidos com um país melhor de fato e não somente nas propagandas oficiais!

    ResponderExcluir
  13. aecinho, coitado, não se situa...e tem pavor a um bafômetro (chama a fiesp!!!).
    Ainda, como sempre o fez, chama o horrendo golpe de revolução para gradar aos riquinhos que o apoiaram em 1° de abril de 64.

    ResponderExcluir
  14. Muito boa percepção do que foi o desgoverno FHC. Nunca fizeram nada nem farão. Agora forçam a barra por uma CPI, mas o que seria deles se não inventasse uma CPI? O que seria da oposição numa campanha se não tivesse uma CPI?

    ResponderExcluir
  15. Isso sim, em relação a alguns comentários, manada de beócios! peloamorded'us!!!

    ResponderExcluir
  16. Deus nos livre desse PSDB voltar!!! PSDB NUNCA MAIS!! Porem infelizmente tem a turma que esquece o que passou com essa coisa chamada FHC!!

    ResponderExcluir
  17. As oligarquias que sempre dominaram o Brasil estão no PMDB Renan, Sarney e CIA.
    PT & PSDB fazem discursos se comparando, más são a mesma coisa, sempre comendo na mão do PMDB para se manter no poder, verdadeiros lixos.
    Esse discurso de comparação entre governos de épocas diferentes é ridículo.
    O Brasil sempre melhorou e sempre melhorará, assim como todo o mundo.
    Somos passageiros da economia global. Políticos simplesmente buscam capitalizar os bons momentos a seu favor.

    ResponderExcluir
  18. Para que possamos nos situar,isso faz parte da democracia tão alardeada pelos políticos e imprensa. A defesa dos interesses pessoais é um direito deles, mas, gostaria muito de ver pessoas que de fato se preocupam com a sociedade como um todo, não creio que esteja bom para ninguém no nosso País, pois os que muito tem são alvos dos que nada tem, e vice-versa. O individualismo é realmente o nosso problema, cada um defende o seu, não é problema democrático e sim de consciência coletiva. Não podemos mais aguentar sanguessugas que como o PMDB simplesmente não produzem nada no Brasil, vivem de barganhas, e quase sempre nocivas ao povo, vamos repensar não só em quem vamos votar e sim quem realmente o candidato representa, sem máscaras.

    ResponderExcluir