quinta-feira, 13 de março de 2014

E agora querem que a gente acredite que não havia corrupção na ditadura...

Está na hora de acabar com algumas invencionices mentirosas que persistem no Brasil.
Uma dessas, pelo menos para as viúvas da ditadura militar, é de que naqueles anos sombrios quase não havia corrupção.
Essa cascata vem-se propagando nos últimos tempos pelas redes sociais, com o objetivo óbvio de desacreditar os últimos governos trabalhistas, que foram os que mais combateram essa praga, criando, entre outras medidas, a Controladoria-Geral da União, órgão que vem fazendo um trabalho exemplar, e dando toda a liberdade para a Polícia Federal cumprir com as suas obrigações.
Cá entre nós, todo governo que se preza deveria fazer isso, mas, infelizmente, antes de 2003 o Executivo central esteve nas mãos de gente nem um pouco preocupada em fortalecer os hábitos e as instituições republicanas.
Mas voltando ao tempo da ditadura militar.
Esses lambe-botas que hoje frequentam as páginas dos Facebooks da vida contando mentira atrás de mentira devem se lembrar muito bem de como era boa a vida de muitos militares no pós-golpe, especialmente aqueles que serviam lealmente à "revolução".
Eles sabem como era a passagem do serviço ativo para a reserva, os cargos nababescos que a "iniciativa privada" oferecia aos majores, aos coronéis, aos generais - e de como esses probos e competentes "executivos" aceitavam, de pronto, essas sinecuras.
Lembro que até meu pai, um mero capitão reformado, recebeu, naquela época, um convite do sujeito que havia sido eleito prefeito de Jundiaí, um conhecido da família que começou a carreira no MDB e se passou para a Arena, para ser "comandante" da Guarda Municipal...
Claro que o capitão Accioly, um comunista da velha guarda, recusou, sob um pretexto evidentemente falso: "Passei 25 anos de minha vida obedecendo ordens e não vai ser agora que vou voltar a receber ordens de alguém", disse para os familiares.
Será que essas viúvas de 64 têm a coragem de garantir que aquelas obras faraônicas, como a Transamazônica, por exemplo, eram paradigmas da honestidade? 
Se essas vivandeiras dos quartéis tivessem um mínimo de vergonha na cara, parariam imediatamente de disseminar para incautos e pobres de espírito essas mentiras todas sobre a ditadura militar.
Aquele foi o período mais nefasto que o Brasil já viveu, fez o país regredir - social, cultural e economicamente - não sei quantos anos, desgraçou milhares de famílias, dilacerou gerações, estuprou a ética e a moral coletivas, mentiu para todo um povo, perseguiu, prendeu, torturou e matou quem lutou contra as iniquidades que assolavam a nação.
E agora, malditos sejam, vêm alguns sociopatas a nos dizer como eram bons aqueles tempos...
Ora, construam uma máquina do tempo - e voltem à era das cavernas!

AVISO AOS TROLLS
Este é um espaço para pessoas civilizadas. Nem percam tempo mandando mensagens  que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência. O autor do blog sabe distinguir um comentário de uma provocação, portanto qualquer manifestação dos chamados "trolls" será excluída. 

5 comentários:

  1. Motta, taí uma reportagem que eu gostaria de ver escrita: casos de corrupção acontecidos entre 1964 e 1985. De memória, cito: Banco Halles, escândalo da mandioca (nem lembro o que foi, só como foi chamado na época), Paulipetro, governador do PR Haroldo Leon Perez cassado, "escândalo das calcinhas" (também só lembro do "nome"). Muito dinheiro se foi sem que sequer soubéssemos. Entre 1976 e 1980, fui muito a Barra de Icapara, no litoral sul paulista. No caminho, no meio do mato, havia uma ponte inacabada, abandonada havia muito tempo. Como essa, muitas outras existiram. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito possivelmente nesses escândalos se restringiam a atuação de civis, tal qual como agora ocorre.....

    ResponderExcluir
  3. Prezado Motta
    Os MILICANALHAS tinham uma vantagem sobre as MÁFIAS e LOBBIES demotucanos das TELECOMUNICAÇÕES (principalmente), do TRENSALÃO, da FISCALIZAÇÃO dos governos(?) Alckmin/Serra/Kassab em Sâo Paulo; eram bem mais BARATOS... Até pra CORRUPÇÃO esses MILICANALHAS VAGABUNDOS foram/são INCOMPETENTES.
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Um dos mais famos escandalos, apoiados com certeza pela glogolpe:
    "A arena vai mal, mais um time no Nacional"

    ResponderExcluir
  5. SEGUNDO O QUE EU LI por ai o filho de Newton Cruz comprou diversas maquinas agricolas e viviam abandonadas na fazenda do pai. nunca foram usadas. por muito tempo. O SIVAN é parte da corrupçao militar nao pe verdade. afinal foram afanados por la 1 bilhao.

    ResponderExcluir