sábado, 8 de março de 2014

75% dos brasileiros nunca leem jornais

Pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República ao Ibope sobre os hábitos de consumo de mídia apontou o que todo mundo sabe, menos os donos dos jornais: a internet, cada vez mais velozmente, passa a fazer parte do hábito do brasileiro. 
As novas gerações nem sabem mais o que é um jornal impresso.
A televisão ainda é o meio predileto de comunicação dos brasileiros (76,4%), seguido da internet (13,1%), segundo a pesquisa, que teve o objetivo de saber por quais meios de comunicação o brasileiro se informa e também vai servir para subsidiar a elaboração da política de comunicação do governo federal. Foram ouvidas 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado. 
De acordo com a pesquisa, apesar de os usuários de internet passarem mais tempo navegando que os telespectadores passam assistindo a programas na TV, o alcance da televisão ainda é muito maior que o da web nos lares brasileiros: só 3% dos entrevistados disseram não assistir nunca a televisão. No caso da internet, 53% dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de acessar a rede mundial de computadores.

De segunda a sexta-feira, os internautas ficam, em média, três horas e 39 minutos na internet, enquanto os telespectadores passam três horas e 29 minutos vendo TV. Os que ouvem rádio nesse período dedicam três horas e sete minutos a esse hábito e os que leem jornais impressos, apenas uma hora e cinco minutos.
Segundo a pesquisa, enquanto 21% dos entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo acessam a rede semanalmente, o índice sobe para 75% entre os que têm renda superior a cinco salários mínimos.
Os mais escolarizados também levam vantagem: 87% dos entrevistados com nível superior disseram que têm acesso à internet pelo menos uma vez por semana. E só 8% dos entrevistados que cursaram até a 4ª série acessam a rede mundial de computadores ao menos uma vez por semana.
A pesquisa revela ainda que 75% dos entrevistados nunca leem jornais e 85% nunca leem nenhuma revista - números espantosos e que são prova incontestável da decadência dessas mídias. Apenas 6% dos brasileiros entrevistados disseram ler jornais diariamente. Mesmo em baixa, o jornal impresso é o veículo apontado como de  maior credibilidade: 53% das pessoas consultadas responderam que confiam sempre, ou muitas vezes, nos jornais.
A pesquisa revelou que 26% das pessoas acessam a internet todos os dias. O percentual se reduz à medida que diminuem os dias de acesso na semana, até atingir o mínimo de 4% de brasileiros que dizem entrar na internet pelo menos uma vez na semana.
Curiosamente, no entanto, as informações buscadas pelos internautas não merecem tanta confiança por parte deles, já que 53% afirmaram confiar poucas vezes em notícias de sites, redes sociais e blogs. Os dois últimos nunca são confiáveis para 20% dos entrevistados, e os sites não são críveis para 16% das pessoas.
Já quando a pergunta é sobre os endereços eletrônicos mais acessados, o Facebook lidera com 63,6% de segunda a sexta-feira e 67,1% nos fins de semana. O ranking dos cinco mais acessados é completado pelos sites Globo.com (7%), G1 (5,6%), Yahoo (5%) e Youtube (4,9%). 
Confira a íntegra da pesquisa aqui
(Informações da Agência Brasil)

Um comentário:

  1. Olá Parceiro!?
    Sou Raymundo José, (do Blog do Raymundo José) e proponho que vc troque o meu link atuallmente na sua lista de blogs para o meu novo domínio:
    www.blogdoraymundojose.com.br
    Aguardo deferimentos

    abraço

    Raymundo José

    ResponderExcluir