domingo, 2 de março de 2014

Barbosa ofende colegas e a democracia

Barbosa diz que foi derrotado por uma
 "maioria de circunstância".
Não seria hora de ele tentar a política? 

(Foto: Valter Campanato/ABr)
Graças aos desabafos de alguns de seus ministros, notadamente do presidente Joaquim Barbosa, inconformados com o resultado do julgamento que absolveu José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares do crime de formação de quadrilha, ficou escancarado o caráter estritamente político de todo o processo da AP 470, o "Mentirão".
O destempero de Barbosa é típico daqueles que se veem numa situação limite - no seu caso, a iminência de ver todo o seu esforço para criminalizar o Partido dos Trabalhadores, por meio da condenação de alguns de seus líderes, ir por terra.
Se não fosse assim, certamente o presidente do STF mediria as suas palavras e não teria ofendido, numa só fornada, seus colegas de tribunal, a própria presidente da República - e, por consequência, a democracia que ele tem por dever preservar.

O que Barbosa disse hoje a jornalistas, num intervalo da sessão, é estarrecedor.
Ele conseguiu a façanha de, ao mesmo tempo, expor a sua egolatria, sua intolerância, sua falta de educação e civilidade e, pior de tudo, seu imenso desprezo pelas regras democráticas.
"Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que este é apenas primeiro passo. Esta maioria de circunstância tem todo tempo a seu favor para continuar nessa sua sanha reformadora", disse. "Essa maioria de circunstância foi formada sob medida para lançar por terra todo um trabalho primoroso, levado a cabo por esta corte no segundo semestre de 2012", disse.
“Esta é uma tarde triste para o Supremo Tribunal Federal, porque, com argumentos pífios,  foi reformada, foi jogada por terra, extirpada do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012”, afirmou.
A sua espantosa declaração segue o tom daqueles que se julgam acima do bem e do mal, acima de seus semelhantes, daqueles que pensam ser possuidores do dom da infalibilidade, daqueles predestinados a conduzir os medíocres pela senda que os levará à salvação.
A história é pródiga em apontar tipos desse naipe - e todos, sem exceção, se deram mal, acabaram renegados pelo próprio rebanho que pensavam comandar.
O fato é que a decisão do STF, apesar de toda a gritaria de Barbosa e outros ministros, serviu para resgatar um mínimo da seriedade da mais alta corte de Justiça do Brasil.
Agora, é torcer para que essa nefasta figura siga o conselho do ex-presidente Lula e decida arriscar a sua verborragia no campo político.
Seria interessante vê-lo como candidato a qualquer cargo, debatendo com alguns profissionais da área.
Seria até didático para o eleitor assistir a esse "campeão" da moral e dos bons costumes às voltas com algumas questões espinhosas, como a compra de um imóvel nos EUA por meio de uma empresa fantasma, viagens de lazer custeadas pelos cofres públicos, reforma de um banheiro em seu apartamento funcional ao custo de R$ 80 mil, também custeados pelos contribuintes, e outras inquirições de caráter mais pessoal.
Gente de caráter muito mais sólido que o dele que se aventurou na política não aguentou dois rounds de luta...

22 comentários:

  1. Esse é mau caráter togado e juramentado. Invenção do Frei Betto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, num país fundado pelas piores escórias sociais degredas da Europa ser corrupto é antes de tudo honra seu passado, e filho da &¨%$#$% é quem discorda disto

      Excluir
  2. O Frei Beto e o Lula vão ter de rezar 300 mil pai nossos e 300 mil aves marias se não quiserem ir para o inferno por essa besteira e mal que fizeram ao país. Tomara que eles saibam disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse coisa de fazer reparação aos negros só chega nisso ou coisa pior

      Excluir
  3. Não sei os detalhes de como o energúmeno foi escolhido. Sempre ouço dizer que foi indicação de Frei Beto a Lula e deste para o Senado. De qualquer modo, imagino que tanto Frei Beto quanto Lula se decepcionaram com a indicação. E provavelmente, Lula se decepcionou mais ainda, por razões conhecidas. Se decepcionados estão, de minha parte merecem a desculpa, mesmo que de mim não a tenham solicitado.
    Quanto ao futuro de Barbosa, certamente, sob quaisquer circunstâncias será trágico, vítima de sua arrogância e prepotência. Que saia logo do STF e que não vá para a Política é o que espero. Espero que vá para o ostracismo e que desapareça das vidas das pessoas que querem praticar o bem comum e a justiça social. Entre estes não haverá lugar para eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelos relatos, este é o meu pensamento sobre este tal de Barbosa

      Excluir
  4. JB aje como promotor e não como Juiz.
    Mostra sua destemperança ao não respeitar e acatar os votos e opniões contrarios a sua.
    Na verdade se julga em Rei tirano onde só sua opnião é valida.
    Coitado. Isto só mostra sua insignificancia.
    JBCury

    ResponderExcluir
  5. Vejo o STF como o olimpo.....e os ministros daquela corte como deuses.....acho que deveriam ser eleitos pelo povo e não indicado pelo presidente, apenas por apresentarem notórios saberes jurídicos. A pergunta que fica é: Como mudar esta barbaridade?

    ResponderExcluir
  6. À mim pareceu um funcionário vendo que perderia um bônus por não atingir a meta, desesperado.

    ResponderExcluir
  7. Nada há mais a acrescentar sobre este projeto de juiz que não deu certo... Lamentável sua postura indigna de um juiz do STF. Achei que só o Gilmar Mendes, nas palavras de Dalmo Dallari," não preenche os requesitos constitucionais para ocupar o cargo". Joaquim Barbosa "enganou a todos durante muito tempo"... mas não a "todos durante todo o tempo". Mas continuará "enganando a muitos, durante todo o tempo", por que esta é a vontade dessa gente.

    ResponderExcluir
  8. Nada a acrescentar às críticas ao ministro Joaquim Barbosa. Achei que somente o Gilmar Mendes, nas palavras de Dalmo Dallari, "não preenche os requisitos para o cargo. Joaquim Barbosa também não preenche... Não conseguiu enganar a "todos, durante muito tempo" e nem a "todos, durante muito tempo". durante muito tempo". Mas continuará a enganar a "muitos durante todo o tempo", porque este é o desejo dessa gente...

    ResponderExcluir
  9. A julgar pelo ocorrido à época, considerando a hipótese de que de fato tenha havido o mensalão, ou atos de corrupção, afinal essa hipótese não caiu por terra haja vista que foram mantidas as demais condenações, difícil é acreditar que tais atos tenham sido isolados e de cunho íntimo, de desconhecimento de um ou mais grupos. Não sei não!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. A Suprema Corte do Brasil, precisa urgentemente de reforma, alguns ministros daquela corte não tem moral nenhuma para compor o quadro de ministro do STF. O desmandos de JB com o firme proposto de atacar o Partido dos Trabalhadores esta evidente nas sua afirmação. Com tudo acho que seu proposto não lograra êxito e essa farsa esta a cada dia sendo desconstruída.E VIVA A DEMOCRACIA..

    ResponderExcluir
  12. dos que sentaram no banco de réus nao havia nenhum em missa ou ação de caridade trata se de um bando inescrupulosos ,os quais todos tem certeza da roubalheira que aconteceu e hoje se escondem atras de janelas jurídicas para se safar das punições, esta certo sim JB, contrários são os hipócritas assentados sobre algum privilegio, ou mamata que não querem o bem comum , guarnecidos da soberba e do preconceito da burguesia brasileira, dia muito triste para o cidadão de bem que cada dia mais tem certeza de que o brasil não tem jeito mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora querem fazer-nos acreditar que nem sabiam de nada... Nem se conheciam... Cada qual agiu só. E eu acredito em Papai Noel!

      Excluir
  13. entre os acusados não existia nenhum em missa , todos são um bando de inescrupulosos escondidos atras das brechas da lei, beneficiados em segunda chance para chancelar o seu diploma de ladrão, todos sabem que a roubalheira existiu , me espanta alguns hipócritas ainda atacarem JB, que foi a pessoa que poderia passar o brasil a limpo, na certa são beneficiários de algum privilegio ou estão assentados na cadeira da burguesi Brasileira, parabéns JB, você perdeu a batalha mas a guerra esta a pleno vapor , aguardamos você nas urnas para terminar sua missão .

    ResponderExcluir
  14. Ninguém em sã consciência desconhece que se cada mensaleiro petista tivesse pego uns 10 anos de cadeia fechado, o Brasil teria avançado maravilhas na esperança de deixar de ser paraíso para salafrários e corruptos imoralmente canalhas. E graça ao bom deus, o país ainda tem mais uma chance com caso mineiro, quando a justa sede de justiça do magnânimo e espetacular Barbosa, a qual é de toda pessoa com um mínimo de decência desse pais, poderá ser saciada.

    ResponderExcluir
  15. Juízes singulares já se julgam deuses, que dirá os ministros do STF - mas para bem de todos, até as decisões do STF são reformáveis: pelo próprio STF, sim, mas com outra composição mais lúcida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente promotores pensam que são Deuses, mas os juízes chegam a ter certeza que o são. Como se não tivessem trabalhando para nós. Quase seres inacessíveis, de um Olimpo mesmo.

      Excluir
  16. http://gabrielealessio.blogspot.com.br/2014/03/mensalao.html

    ResponderExcluir
  17. http://gabrielealessio.blogspot.com.br/2014/03/mensalao.html

    ResponderExcluir