quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Higienópolis se protege e tem até botão antimendigo


Uma informação para quem não conhece São Paulo: o bairro de Higienópolis é de classe alta e média alta, com muitos prédios antigos, bem conservados, ruas arborizadas, perto do centro da cidade, e onde mora, entre outros endinheirados, o ex-presidente FHC.
Num passado próximo, seus moradores rejeitaram a construção de uma estação do metrô, sob a alegação que ela traria àquele paraíso "gente diferenciada".
Hoje, a Folha publica uma interessante matéria sobre o bairro - ou melhor, sobre a personalidade de seus habitantes: Moradores de Higienópolis começam a testar 'botão de pânico' é o seu título.

Ela começa assim:
"Moradores, trabalhadores e policiais militares de Higienópolis, bairro nobre na região central de São Paulo, começam a testar, hoje, uma rede digital para a comunicação de crimes e outros problemas.
O sistema, uma espécie de 'botão de pânico' terá como base um aplicativo para smartphones. Ele agrega usuários previamente cadastrados por meio de endereço, e-mail e número de celular."
E segue assim:
"No caso de Higienópolis, o aplicativo será usado, inicialmente, para conectar um grupo de moradores, porteiros de edifícios, taxistas, funcionários de escolas, o dono de uma banca de jornal e policiais que fazem o patrulhamento da área.
Por iniciativa do Movimento Brasil Merece Mais, formado por cerca de 300 integrantes, 14 celulares serão doados a porteiros, taxistas e escolas, todos já cadastrados no aplicativo gratuito Agentto. Outros dois telefones, também ligados à rede, ficarão com os PMs.
O app tem funções de alerta e de pânico. Ao acioná-lo, o usuário envia uma mensagem direta a todos os cadastrados no grupo do qual faz parte.
Até esse ponto a matéria descreve o comportamento típico dos paulistanos ricos, paranoicos com a sua segurança. 
O que vem a seguir é que merece atenção:
"Há também uma opção polêmica: 'andarilho ou pedinte', que não representam um problema policial.
A função "suspeita" prevê mensagens sobre sequestro, roubo ou furto, tráfico de drogas, outros crimes e até mesmo bullying."
O texto é claro, autoexplicativo. 
Os botões também.
Portanto, todos os que, por um motivo ou outro, tiverem de ir ao chique e exclusivo bairro paulistano de Higienópolis, caprichem no visual. Nada de usar roupas velhas, barbas e cabelos desgrenhados.
Olhar para os lados também pode ser uma atitude suspeita, que pode resultar numa abordagem da simpática PM paulista.
Higienópolis, até que enfim, está fazendo jus ao seu nome: cidade da higiene.
É um outro Brasil, bem mais civilizado, limpo, higiênico, incrustado no Brasil real, este que bem conhecemos.


P.S. : o idealizador do aplicativo Aggento, Sérgio Paim, escreveu ao blog. Aí vai a sua mensagem:

"Olá Motta,
Sou o idealizador do Agentto. 
Entendo a sua preocupação e gostaria de esclarecer que o Agentto é uma solução pensada inclusiva desde a sua gênese (vide nossos princípios em http://bit.ly/18THrjP).
Convido você a ler nossa a Brochura institucional (http://sdrv.ms/Z6C2A8), especialmente no tópico "CONSCIÊNCIA SOCIAL – O PONTO DE VISTA DE UM PAÍS EM DESENVOLVIMENTO".
A mobilização em Higienópolis aconteceu após aquele dramático assassinato do funcionário Colégio N.S. de Sion (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/homem-e-baleado-em-tentativa-de-assalto-na-av-higienopolis-diz-pm.html).
Abraços,
Sérgio"



13 comentários:

  1. Olá Motta,

    Sou o idealizador do Agentto.
    Entendo a sua preocupação e gostaria de esclarecer que o Agentto é uma solução pensada inclusiva desde a sua gênese (vide nossos princípios em http://bit.ly/18THrjP).
    Convido você a ler nossa a Brochura institucional (http://sdrv.ms/Z6C2A8), especialmente no tópico "CONSCIÊNCIA SOCIAL – O PONTO DE VISTA DE UM PAÍS EM DESENVOLVIMENTO".

    A mobilização em Higienópolis aconteceu após aquele dramático assassinato do funcionário Colégio N.S. de Sion (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/homem-e-baleado-em-tentativa-de-assalto-na-av-higienopolis-diz-pm.html).

    Abraços,

    Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, sou pastor da Igreja Presbiteriana de Higienópolis. Já baixei meu aplicativo e agradeço por sua contribuição para a segurança de nossa região. Obrigado! Ari

      Excluir
    2. Desculpe, Pastor, mas não bastaria a proteção de Deus?

      Excluir
    3. Cara pena q n tem como dar like kkkk

      Excluir
    4. Não sou pastor ou missionário, mas pelo que eu sei, temos que fazer a nossa parte. Não fazê-la é negligência e é cair no arquétipo da 2ª tentação de cristo, "Salte do pináculo que nada vai te acontecer".
      No no Céu (que ainda será aqui na Nova Terra), só Deus agirá e tudo que saí dele é SOMENTE bom. Mas, nós, quando agimos do nosso livre-arbítrio, criamos o BOM relativo e o MAU relativo. E nessa condição que as três tentações arquetipicas, vividas, vencidas e superadas por Cristo operam.
      Essa proteção de Deus que você busca, basicamente pode ser conseguida assim: unifique o seu livre-arbítrio com a Vontade de Deus, que não haverá mau (relativo, sempre) dentro ou fora de você.
      Mas onde há homem capaz disso?
      Enquanto brincamos com essas crendiçes "religiosas" (similar à do jogador que pede a Deus para que seu time vença o time adversário), perdemos a chance de buscar anular nossa vontade e nossos medos e, com isso, deixar REALIZAR-SE o que JÁ PODERIA SER se não fôssemos tão ignorantes!

      Excluir
  2. Sérgio, sou pastor da Igreja Presbiteriana de Higienópolis, e gostaria de parabenizar a iniciativ. Já baixei o aplicativo em meu smatfone e me cadastrei. Creio que todos podemos ajudar na segurança de nossa região. Contem comigo. Abraços Ari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ari pelo apoio. Precisamos de formadores de opinião, críticos mas também comprometidos. A propósito, podemos servir gratuitamente protetores comunitários para vários tipos (veja www.crosp.org.br/agentto). No seu caso, a sua congregação poderia monitorar problemas e incidentes na sua região e convidar os usuários a participar com um endereço próprio (ex: www.agentto.com/IgrejaPresbHigienopolis) - teste com o do CONSEG para você ver www.agentto.com/CONSEG.

      Excluir
  3. Oi gostaria de um app com um botão antiTucano pra me defender em 2014 - Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se conseguir essa app me avisa pois estou querendo. Sobre Higienópolis, só mais duas Eleições Tucanas e quero ver como vai ficar a segurança por ae. Paliativos como esse só vão aumentar o estrago. Criar vergonha na cara e Pensar antes de Apoiar e Votar em certos candidatos é mais eficiente que ficar fazendo app como essa . .

      Excluir
    2. Setecidades, a aplicação pode ser baixada em www.agentto.com e está disponível gratuitamente para todos os lugares - não só Higienópolis... :-)
      Quanto ao efeito esperado do Agentto, pensamos em algo sustentável e duradouro. Veja essa denúncia real feita em Uberaba ( http://ag2.us/MSENZK ) - Veja a foto: imagine quando qualquer pessoa puder enviar anonimamente para a polícia, em tempo real e com a localização, uma foto de um traficante vendendo drogas a crianças - tirada de um buraco no muro! Não acha que pode haver uma mudança significativa de comportamento?!

      Excluir
  4. começou o` apartaid´ no brasil?????????????????

    ResponderExcluir
  5. "PASTORZINHO" NÃO PRECISA DE AGENTO POIS TEM A PROTEÇÃO DO SEU AMIGUINHO INEXISTENTE !
    K K K K K K !!!



    FELIZMENTE ATEU

    ResponderExcluir