domingo, 11 de agosto de 2013

Patrões agora querem baixar salário dos jornalistas


A vida dos jornalistas de São Paulo não está nada fácil.
Depois das demissões em massa promovidas pelas maiores empresas, a campanha salarial de quem trabalha em jornais e revistas na capital, como nos anos anteriores, continua empacada.
Na última reunião de negociação os patrões insistiram em manter a proposta - se isso pode ser considerada uma proposta - de reajustar a categoria em índices abaixo da inflação, ou seja, além de mandar embora centenas de profissionais, eles agora querem baixar o salário de quem continua empregado.
A desculpa que dão é que as vendas, e consequentemente o faturamento, estão em queda, no Brasil e no mundo. 
E como nos anos passados, querem dar o reajuste escalonado, em duas faixas salariais.

A data-base dos jornalistas é 1º de junho. 
Pelo andar da carruagem, a negociação vai se estender além de agosto.
Em 2012 e nos anos anteriores, os jornalistas paulistanos começaram a receber o salário reajustado apenas no fim do ano. Dessa forma, os patrões tiveram vários meses para engordar o caixa, aplicar o dinheiro, fazer o que bem quisessem com a grana que deixaram de pagar.
O jornalista, ao contrário do que muita gente pensa, é um trabalhador como outro qualquer.
Uma ínfima minoria goza de privilégios, tem salários altos e mordomias.
A grande maioria trabalha em média 10 horas por dia, faz plantões puxadíssimos nos fins de semana e feriados, fica à disposição para pautas complicadas e perigosas.
Os jornalistas, absolutamente, não têm culpa da incompetência dos patrões, ou se eles não entenderam as mudanças que se processaram no campo da informação, com a chegada da internet.
Muitos profissionais alertaram que o modelo das publicações impressas estava se esgotando.
Como sempre, não foram ouvidos: uma redação típica é, provavelmente, o ambiente menos democrático - ou mais ditatorial, como queiram - que existe.
Nela, uma ordem, por mais absurda que seja, dificilmente é contestada. Todos sabem que o simples questionamento pode custar caro: quase sempre o emprego do "rebelde".
A justificativa dos patrões para diminuir os salários dos jornalistas é ainda mais precária quando se sabe que as principais publicações se transformaram em auxiliares dos partidos políticos da oposição ao governo trabalhista, deixando de lado o seu negócio, que é informar, com a máxima imparcialidade possível, seus leitores.
O abandono do jornalismo deu nisso que está aí: uma crise que não é só empresarial, mas principalmente editorial.
Ao abandonar o jornalismo e partir para a atividade político-partidária, as empresas fizeram uma jogada de alto risco.
Como se vê, perderam a aposta - e querem se safar do prejuízo à custa do sacrifício de seus empregados, atitude típica de quem ainda vive no pré-capitalismo, lá pelo fim do século 18.

5 comentários:

  1. Adorei isso, nunca vi uma classe tão desunida como essa, cada um tem um salário, e cada um quer foder o outro puxando o saco do mais próximo do aquário, eita manada de vendidos; vide os últimos lances no Valor Econômico?! bem feito para aquele velhinho... tomou na tarraqueta!!! bem feito! puxa-saco!!!

    ResponderExcluir
  2. Os NAZISTAS, comandantes e soldados dos CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DO REICH DOS MIL ANOS, sempre TENTARAM SE ESCUDAR no tal "argumento", totalmente MENTIROSO, de: "...ESTAVA SEGUINDO ORDENS...".
    NEGATIVO.
    ELES TODOS RECEBIAM, pouco ou muito, PARA CUMPRIREM AS ORDENS DO PRÓPRIO DEMONIO. E ainda se "refestelavam" com a TOTAL IMPUNIDADE, para PRATICAREM TODOS OS TIPOS DE BARBARIDADES/SELVAGERIAS/ATROCIDADES que lhes vinham à mente.
    Esses "jornalistas" de hoje, que reclamam de seus "baixos" salários e, para tentarem ter um pouco de, digamos, "simpatia" da sociedade para suas reinvindicações, tem que entender(eles sabem) o que eles representam e espalham por toda sociedade. Assim vejamos:
    a) Voces(CANALHAS) representam a DIREITA e o CAPITALISMO mais cruel e assassino da face da terra;
    b) Voces(DIREITISTAS) são useiros e vezeiros em MENTIR, contorcer, distorcer tudo e qualquer coisa em favor de um sistema politico que LEVOU O MUNDO A FALÊNCIA;
    c) Voces(CAPITALISTAS) MATAM A ESPERANÇA EM DIAS MELHORES;
    d) Voces(DIREITISTAS) replicam o RACISMO e o PRECONCEITO;
    e) Voces(CAPITALISTAS) ajudam a ABANDONAR OS IDOSOS, já sem forças para lutar, À PRÓPRIA "SORTE";
    f) Voces(DIREITISTAS) FAZEM DE TUDO PARA DIVIDIR A SOCIEDADE, NO SENTIDO DE GOVERNA-LA MAIS TRANQUILAMENTE. È a máxima da DIREITA: DIVIDIR PARA GOVERNAR;
    g) Voces(CAPITALISTAS) TRUCIDAM OS ANIMAIS e TODA A NATUREZA;
    h) Voces(CAPITALISTAS) ajudam a ENVENENAR/ASSASSINAR OS MARES, OS RIOS, A TERRA E O AR;
    i) Voces (CANALHAS) recebem "salário" do próprio SATANAS;
    j) Voces (CAPITALISTAS), ao receberem seus "salários" e ao tê-lo em suas mãos(mãos?), FAÇAM UM POUCO DE SILÊNCIO e ouçam o CHORO DAS CRIANÇAS que voces AJUDARAM A MATAR(a mando de seus patrões?) de fome, de abandono e de FALTA DE MÉDICOS. Nesse pouco silêncio, voces também irão ouvir, oriundo das "notas" em suas mãos, o "ganido" de dor dos animais TRANSFORMADOS EM GRANA. O suicídio dos chefes de familia desempregados(olhem para cá e para a Europa e comprovem), endividados e sem alternativas.

    É assim.

    GANHEM MAIS. POIS SEMPRE SERÁ MENOS. NADA IRÁ TIRAR A DOENÇA INSTALADA EM VOCES!

    Não esqueçam, hoje é dia dos pais.

    Voces são filhos de quem?

    (H.Pires)

    ResponderExcluir
  3. Você disse tudo e mais alguma coisa, nossa.

    ResponderExcluir

  4. Endosso,100%. O capitalismo é o "Computador Central" que se governa por
    si mesmo. Objetivo único: Destruir o Planeta. Lutemos, divulgando: a luta
    política partidária não é a mais importante, pois, o governo "democrático"(???)
    está abaixo, do "Poder Econômico".
    M.B.Bertucci

    ResponderExcluir
  5. Primeiro estes mesmos "Jornalistas muitos deles seguem o editorial do Patrão e dos politicos e protegem, agora no buraco quem vai pagar são eles mesmo.

    ResponderExcluir