terça-feira, 9 de julho de 2013

Greve geral, idiotice ampla

Paulinho da Força: a situação
está ruim? Vamos piorar, então.
Não sei de quem foi a ideia, nem se ela tem algum pai - ou mãe.
Mas essa tal de "greve geral" marcada pelas centrais sindicais para o dia 11, quinta-feira, "em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores", como diz a Força Sindical, a principal articuladora dos protestos, não poderia vir em pior hora.
Dá até para entender que a Força Sindical e outras centrais menores se assanhem com essas manifestações.

A Força sempre foi isso aí, uma organização que tem dono faz tempo, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, que sobrevive politicamente graças ao seu eterno cargo de presidente da central, e de um impressionante vai e vem ideológico, rifando seu apoio aos governos de ocasião com uma desenvoltura digna dos vertebrados mais flexíveis.
As pequenas centrais, umas ligadas à esquerda infantilóide e outras descaradamente pelegas, nem contam, pela própria insignificância - se não fosse a generosa e lucrativa legislação trabalhista, sequer existiriam.
O que é difícil de entender é a CUT, a maior de todas as organizações sindicais do país, com uma história repleta de episódios que engrandecem a luta dos trabalhadores, embarcar numa aventura dessas.
Não é que faltem motivos para reclamar do governo. 
Tanto Lula como Dilma, apesar de toda a agenda social que marcou e marca suas administrações, têm se mostrado titubeantes no que se refere à agenda trabalhista. 
Claramente deram prioridade às demandas empresariais, tiveram pouca interlocução com as lideranças sindicais, pouco se importaram em construir pontes sólidas entre Brasília e esse importante segmento social.
Apesar disso, este não é o momento para os trabalhadores partirem para um confronto aberto com o governo federal.
A conjuntura política pede um pouco mais de calma, até que a situação fique mais clara, até que o país retome a inteira normalidade.
Jogar gasolina na fogueira, como provavelmente ocorrerá na quinta-feira, é apostar no "quanto pior, melhor".
E essa aposta interessa apenas às forças que lutam não a favor, mas contra a democracia, não a favor, mas contra os direitos dos trabalhadores.
Acreditar no que fala o deputado Paulinho é dar força aos mais abjetos seres políticos existentes no país - esses que fazem de seu trabalho, um dos mais importantes da República, um balcão de negócios aberto dia e noite.

3 comentários:

  1. Concordo com você. Sou contra esta greve nesta hora. A CUT não deveria embarcar nessa canoa furada, pois não terá aprovação popular, poderá haver vandalismo e culpa será do PT. Eu não acredito no Paulinho. Esse cara já deve estar no barco do Aécio, Eduardo Campos e Marina. Acorda PT...

    ResponderExcluir
  2. O Noblat já deu o pitaco dele dizendo que não sabe o que o PT nas ruas reivindicaria hoje, partido que ele diz ser uma fotografia do que foi. Ele vai ver. Tanto a CUT como o PT têm muito a falar e reivindicar também - como por exemplo, o fim do oligopólio da mídia, fim do fator previdenciário criado por FHC, plebiscito e reforma política já, mudança nas leis sobre sonegação, prisão de quem subtrai verbas previdenciárias e trabalhistas da folha e não as repassa ao trabalhador e ao INSS, ampliar a participação popular nos conselhos e órgãos nos quais seus direitos sejam discutidos, impor a estados e municípios alguma contrapartida obrigatória com relação aos gastos federais em Educação e Saúde.

    ResponderExcluir
  3. No geral também vejo um oportunismo nessa greve ou 'dia nacional de luta' (lembra Conlutas, não lembra? ...). A esquerda emergente também tá nessa, pra tentar recolocar suas bandeiras na rua depois que a direita a escorraçou. Acho que a idéia da CUT é que, já que vai rolar de toda forma, colocar também o bloco na rua. Não sei se seria o momento de ajudar os oportunistas a fazerem número e criar a idéia de um descontentamento geral, que é o que eles buscam. Enfim ...

    ResponderExcluir