sexta-feira, 17 de maio de 2013

Os tucanos adoram uma piada

FHC, Aecinho, seu chapa Serra e
a fina flor da tucanagem: sem nós, os pobres, ó....
(Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
Um estudo do Instituto FHC detalha as políticas sociais adotadas pelo ex-presidente em sua passagem pelo Palácio do Planalto. Foi feito para ser distribuído sábado, dia 18, na convenção nacional do PSDB, na qual o senador Aécio Neves será escolhido presidente da legenda, a fim de se consolidar como candidato presidencial.
É uma espécie de guia para sua campanha, com a finalidade de - êta palavrinha feia - "desconstruir" o discurso do PT de que foi no governo Lula que o social ganhou destaque na agenda do país.
Quem viveu, viu.
Não será um artiguete que mudará sua opinião.
Como peça de propaganda, então, ele pode ter efeito zero.
Mas como piada...
Todo mundo sabe que todos os governos, de uma forma ou de outra, geralmente para mostrar à plateia que são bonzinhos, dão umas migalhas do banquete para os pobres.
Políticas inconsistentes, mal ajambradas, descoordenadas - afinal, não são prioritárias.
Até o Maluf pode dizer, nesse sentido, que governou para os pobres.
O que FHC fez foi isso, lançar um tanto de programas sociais de pouco alcance, quase nenhuma eficácia.
O que Lula fez foi coordenar essa maçaroca de boas intenções em projetos viáveis, com algum sentido prático.
Alguns falharam no início, outros, como o Bolsa Família, deslancharam, apesar de toda a crítica que receberam da turma do contra, especialmente dos tucanos.
O resultado aí está: em dez anos, 40 milhões de pessoas ultrapassaram a linha da pobreza e chegaram ao mercado consumidor, foram resgatados para a condição de cidadãos.
Os programas sociais do governo Lula ganharam o mundo, viraram paradigmas, são aclamados pelas mais importantes organizações multilaterais.
Aecinho terá um osso duro de roer para convencer que tudo o que está hoje aí é obra do grande líder FHC e seu bando emplumado.
Seria legal ele ir para o interior do Piauí, por exemplo, e dizer para uma daqueles famílias de lá que ela só melhorou de vida por causa do que FHC fez.
Esses tucanos têm cada uma... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário