sábado, 18 de maio de 2013

Cuba, médicos, homens e bichos


No rádio AM, o âncora do programa comenta a forte reação corporativista dos médicos brasileiros à ideia do governo de "importar" profissionais para atuar em regiões esquecidas do Brasil.
- Se for para atender quem não tem nem mesmo quem ponha um curativo, não vejo problema nenhum.
Seu companheiro completa:
- Não precisa nem chamar de médico, desde que saiba fazer essas coisas básicas.
O âncora segue:
- Mas não é possível que um médico formado na Espanha ou em Portugal não saiba fazer esse tipo de atendimento.
Médicos formados na Espanha ou em Portugal, ele disse.
Não mencionou que a agitação toda em torno do assunto, essa grita toda que os profissionais brasileiros vem fazendo, a imprensa toda repercutindo, se resume a médicos de outra procedência - Cuba.
O problema todo é esse: Cuba.
Aquela ilhazinha do Caribe, sem a menor importância econômica, governada por um velhinho...
É impressionante que em pleno século 21, com a imensa carga de informação que corre na internet, as pessoas ainda tenham tanto preconceito, expressem tanto ódio, se mostrem tão imbecis quanto nessa questão dos "médicos cubanos".
O Muro de Berlim caiu em 1989, o comunismo foi praticamente banido do mundo, a União Soviética virou a Rússia ultracapitalista, e ainda há gente que teme a influência de Cuba, a minúscula, a liliputiana Cuba, nos destinos do planeta.
Teve até uma revista, que alguns levam a sério, que denunciou que os médicos cubanos são, na verdade, espiões comunistas!
Às vezes, quando ouço certas coisas, quando leio tantas asneiras, chego a duvidar da veracidade da informação de que o ser humano é um animal especial por causa de sua inteligência.
Abelhas, formigas, gatos, cães, aqueles imensos cardumes de peixes multicoloridos, os milhões de insetos de formas estranhíssimas, o improvável ornitorrinco, todos eles parecem ser bem mais interessantes que este ser desprezível em que se transformou o homem.

Um comentário:

  1. Não acho que o CFM tenha medo da incompetencia dos médicos cubanos, ao contrário, acho que o medo é da competência, pois mesmo com o embargo criminoso promovido pelos EUA, os indices de saúde em cuba são de dar inveja a qualquer país desenvolvido.
    Outra coisa, com concorrência é bem capaz que nossos médicos, principalmente aqueles que atuam no serviço público dêem valor ao cargo e mostrem um pouco mais de apreço pela função, porquê eu nunca ouvi qualquer notícia dizendo que em Cuba um paciente morreu na porta do hospital simplesmente pelo fato dos médicos se recusarem a sair para fora e atender a pessoa na calçada.

    ResponderExcluir