segunda-feira, 29 de abril de 2013

O perfil do jornalista brasileiro


Os jornalistas negros no Brasil são apenas 5% do total. Os brancos, 72%; os pardos, 18%; indígenas e amarelos, somam 3%; os que se definem como "outros", 2%.
Ideologicamente, 25% dos jornalistas brasileiros se dizem de esquerda; 23% de centro-esquerda; 7% de centro; 6% de centro-direita; 4% de direita; 1% de extrema-direita; 1% de extrema-esquerda; e 33% não se enquadram em nenhuma dessas categorias.
As informações sobre a categoria constam do livro “Perfil do jornalista brasileiro – Características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012”, produzido pelo Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina, que será lançado dia 6 de maio no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC.
A publicação apresenta os resultados quantitativos de uma pesquisa com 2.731 profissionais, realizada entre da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas.
O estudo mostra que a categoria tornou-se majoritariamente feminina (64%) e jovem (59% têm até 30 anos), constata que 98% da categoria tem formação superior e 40% já tem pós-graduação, 59,9% recebem até cinco salários mínimos, aproximadamente 50% trabalham mais de oito horas por dia, e 27% trabalham em mais de um emprego.
A pesquisa aferiu também a distribuição dos profissionais por tipo de atividade: os que atuam principalmente na mídia são 55%, os que trabalham em assessoria de imprensa ou outras atividades jornalísticas fora da mídia são 40%, e os professores são 5%.
O jornalista brasileiro, segundo a pesquisa, acredita pouco na organização social: 45% nunca atuou em nenhum tipo delas, e 19,9% já atuou, mas não participa mais.
Somente 6,8% da categoria é filiada a algum partido político.
Outro dado interessante: a maioria (66%) é a favor da criação de um órgão de autorregulamentação, mas  17% quer que tudo fique como está, ou seja, é contra.
O resumo da pesquisa pode ser acessado aqui.

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