segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Máquinas de desinformação


A mesma pessoa que, outro dia, num programa matutino da rádio Bandeirantes de São Paulo, criticou o prefeito Fernando Haddad por não ter ter feito nada para diminuir os efeitos das chuvas sobre a cidade ("Eu sei que ele está no cargo há 40 dias apenas, mas..." foi o que disse), saiu-se hoje, segunda-feira, com outra pérola, ao comentar a recepção pouco calorosa que a "blogueira" cubana Yoani Sánchez teve ao chegar ao Brasil. De acordo com o tal jornalista a dissidente fazia a sua primeira viagem internacional, dando a entender que ela vivia como um prisioneira do governo da ilha caribenha.
Qualquer pessoa um pouco informada sobre o assunto sabe que a cubana virou uma ativista política depois que voltou a Cuba, de onde tinha saído para viver na calma e fria Suíça.
Seu blog, que tanto sucesso fez entre os inimigos do regime cubano espalhados pelo mundo, portanto, começou a ser escrito depois que ela, inexplicavelmente, retornou para a sua terra natal.
Esta, portanto, não é a primeira viagem que a cubana faz para fora de seu país.
À primeira vista, um erro como esse pode ser considerado irrelevante, mas assume uma outra dimensão quando se soma a vários outros do mesmo tipo que ocorrem diariamente nos meios de comunicação.
No conjunto, mostra que esse pessoal que representa a oligarquia dominante não brinca em serviço e que, para atingir seu objetivo, que é fazer o país voltar aos bons tempos de antes de 2003, qualquer meio é válido.
Não creio que seja algo normal usar uma concessão pública, como uma emissora de rádio, para disseminar informações falsas, seja elas quais forem.
Acho que um país que pretende ser democrático deveria ter instrumentos capazes de coibir o uso desses expedientes.
Assim como seria extremamente salutar impedir que as concessões de rádio e televisão não estivessem nas mãos de picaretas, como parlamentares, que usam seus cargos como balcão de negócios, ou "religiosos", que vivem dia e noite incitando preconceitos e ludibriando as pessoas.
Os meios de comunicação, numa sociedade democrática avançada, têm outra função que não a de servir a grupos econômicos-financeiros-ideológicos.
Mas do jeito que são no Brasil, apenas revelam que temos muito ainda para caminhar rumo a uma democracia verdadeira.

Um comentário:

  1. Por ordem de idade, somado a ideologia reinantes na pocilga intitulada BAND(ida), uma das falanges da grande pata direita midiatica partidária Globo, teríamos, ou que poderiam ter feito esses comentários os seguintes elementos: Um SECULAR FASCISTA Salomão esper, acompanhado por FASCISTAS QUASE SECULARES zé paulo de andrade, mitre, datena, 'panunzzio', neto(isso mesmo, do futebol) e outros, de media idade, tão FASCISTAS QUANTO os outros(as) retro, que procuram se sobressair para os seus patrões. Tudo capacho da mesma redação. Vai se esperar o que? Patriotismo? Verdade? Esse é o lixo fascista da mentirosa "liberdade de expressão".

    ResponderExcluir