segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Além da tragédia de Santa Maria


Não há como reparar a dor e o sofrimento dos familiares e amigos da vítimas da tragédia de Santa Maria. Os jornalões, na sua ânsia de descobrir culpados, dizem que ela se deu devido a uma "sucessão de erros". Seja verdade ou não, apenas as autoridades competentes poderão indicar com mais precisão como o incêndio começou e como tantas pessoas perderam a vida.
A tragédia de Santa Maria, por si só um acontecimento que leva o cidadão a refletir sobre tantas coisas ao mesmo tempo, foi capaz de evidenciar o melhor e o pior do ser humano.
Atos de coragem, de desprendimento e de solidariedade de todo o país, se somaram a manifestações as mais baixas possíveis de ódio contra o ex-presidente Lula, contra a presidente Dilma, e outros integrantes do PT, nas redes sociais.
Além dessas, que partiram de pessoas com evidente desequilíbrio mental, pobres doentes que merecem toda a nossa compaixão, houve outras, como a do vereador paulistano Andrea Matarazzo, escudeiro fiel do ex-governador José Serra, de um oportunismo absolutamente aviltante.
Esse fenômeno é uma outra tragédia além da de Santa Maria.
Mostra que existe no país umas tantas pessoas que confundem a luta política, que pressupõe um mínimo de racionalidade, com a exteriorização dos mais primitivos sentimentos, como se por meio deles fosse possível, nos dias de hoje, sair vitorioso da contenda.
Creio que essas pessoas são absoluta minoria no extenso corpo social brasileiro.
Acredito ainda que, apesar disso, a mensagem de puro preconceito e ódio que passam não deve ser desconsiderada, pois escancara um problema muito sério da nossa jovem democracia - a distorção de valores, que advém de décadas de descaso com a educação das nossas crianças e jovens, seja no âmbito familiar, seja no campo formal.
Isso para não falar de outros fatores que contribuem muito para envenenar a mente dessas pessoas, como, por exemplo, a lavagem cerebral a que a população é submetida pelos órgãos de comunicação, que se transformaram em porta-vozes da oligarquia que manda no país desde sempre e em propagadores de uma ideologia política/econômica que só trouxe o mal para a humanidade.
Num ambiente como esse seria extremamente improvável que a sociopatia não se desenvolvesse com a força que se vê na internet.

6 comentários:

  1. Blue Bus
    28/01/2013 -
    O Estadao procurando detalhes em Santa Maria | e logo retirou os posts
    Recebemos do leitor Daniel Santiago sob o titulo ‘Mais uma vítima da tragédia em Santa Maria, o jornalismo do Estadao’ o seguinte -

    “Na tarde deste domingo triste, em meio a disputa pela ‘melhor’ cobertura sobre a tragédia em Santa Maria, o jornalismo do Estadao protagonizou uma das cenas mais covardes da imprensa brasileira. Enquanto o país estava em choque e centenas de famílias choravam a perda de seus filhos e amigos, o Estadao publicou uma nota em seu Facebook onde se auto promovia dizendo que tinha repórteres tanto em SP quanto no RS para fazer uma “grande cobertura na versao online e na impressa” – nas palavras do próprio jornal. E para isso, como abutres atrás de carniça, convocava usuários a postarem o perfil no Facebook dos jovens falecidos. Provavelmente usariam isso para rechear suas matérias de fotos e informaçoes pessoais, fazendo assim a prometida grande cobertura”. ”Passados alguns minutos depois, o post simplesmente desapareceu, mas dei um print imaginando que isso poderia acontecer – veja foto. Pouco depois, postaram novamente o mesmo texto mas agora se justificando que o objetivo era ajudar ajudar na ‘justiça’ do caso, seja lá o que isso quer dizer. Sem mais explicaçoes”.
    http://www.bluebus.com.br/o-estadao-procurando-detalhes-em-santa-maria-e-logo-retirou-os-posts/

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Desculpe por estar publicando isso como um comentário. Não achei um local onde pudesse mandar um e-mail direto para o administrador do blog.

    Recentemente fiz um documentário chamado "Derrubaram o Pinheirinho". Hoje é o quinto dia de divulgação e ele se aproxima dos 3000 acessos no youtube. Se puder, peço que dê uma olhadinha lá e se gostar, que compartilhe em seu blog.

    Link da excelente crítica sobre o filme feita pelo jornalista Paulo Nogueira:
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-excepcional-documentario-sobre-pinheirinho/

    Link do filme:
    https://www.youtube.com/watch?v=-OqKwup0b8c

    meu e-mail:
    fabiano.silva.amorim@gmail.com

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Sempre haverá um ou vários canalhas tentando fazer algum aproveitamento político negativo da tragédia.

    ResponderExcluir
  4. Pouco se fala disso, mas há grupos de ódio "comemorando" a tragédia e culpando as próprias vítimas... um exemplo é o site "Conservadores ateus", que possui vários seguidores, que só podem ser sociopatas, mas estão lá com nome e foto pra quem quiser ver. Peço que ajudem a denunciar!

    ResponderExcluir
  5. "Atos de coragem, de desprendimento e de solidariedade de todo o país, se somaram a manifestações as mais baixas possíveis de ódio contra o ex-presidente Lula, contra a presidente Dilma, e outros integrantes do PT, nas redes sociais."
    Sinto muito, mas não entendi o que o Lula e a Dilma tem a ver com a negligência de boates e casas de evento,a culpa é nossa de frequentar ambientes como esses,a presidente está aqui é pra governar e administrar.

    ResponderExcluir
  6. "Atos de coragem, de desprendimento e de solidariedade de todo o país, se somaram a manifestações as mais baixas possíveis de ódio contra o ex-presidente Lula, contra a presidente Dilma, e outros integrantes do PT, nas redes sociais."
    Sinto muito, mas não entendi o que o Lula e a Dilma tem a ver com a negligência de boates e casas de evento,a culpa é nossa de frequentar ambientes como esses,a presidente está aqui é pra governar e administrar.

    ResponderExcluir