domingo, 23 de dezembro de 2012

Fico imaginando...


Fim de ano, boataria intensa sobre o fim do mundo...
Fico só imaginando como seria o Brasil hoje se em 2008, quando a crise financeira se espalhou pelo Planeta Terra, o então presidente Lula tivesse ouvido os insistentes conselhos dos tais "analistas econômicos" que ditam as pautas dos jornalões - sempre com o viés mercadista, neoliberal, ortodoxo.
Imagino só como estariam neste momento os milhões de brasileiros que fazem as últimas compras de Natal, se preparam para a ceia ou arrumam as malas para viajar em busca de um pouco de distração e lazer, se o então presidente Lula não tivesse adotado, contrariando as sugestões dos tais "analistas econômicos" a serviço do capital, as medidas anticíclicas que permitiram que a maior crise depois do crash de 29 chegasse ao Brasil como uma "marolinha".
É algo para se pensar.
E, voltando ainda mais no tempo, imagino como seria hoje o Brasil se Lula tivesse perdido a eleição em 2002 para essa simpatia de pessoa que se chama José Serra.
Os maias estavam errados, o mundo não acabará hoje.
O tempo vai correr como sempre e logo estaremos construindo outro ano, um 2013 que será melhor que este 2012 para a imensa maioria dos brasileiros.
Essa é uma certeza, não uma suposição.
Como também é uma certeza o fato de que, apesar de todo o imenso esforço que faz a oligarquia nacional para não perder os seus privilégios seculares, o Brasil mudou muito - e para melhor - em apenas dez anos.
E isso foi devido a um projeto de um partido político que nasceu quase utópico, cresceu em meio a muitas dificuldades - externas e internas - e hoje, maduro, sente os efeitos de seu crescimento e das mudanças que provocou na sociedade brasileira. 
Nem dá para imaginar o que estaria escrevendo agora se em 2002 o PT tivesse perdido novamente a eleição presidencial.

2 comentários:

  1. A volta de Freddy Krueger: Çerra será Secretário de Saúde de Alckmin http://www.brasil247.com/pt/247/poder/88673/Serra-ser%C3%A1-Secret%C3%A1rio-de-Sa%C3%BAde-de-Alckmin.htm

    ResponderExcluir
  2. essa economia nossa, "globalizada", é a única que atinge aos interesses de todos... os de cima. O período Lula foi interessante para o Brasil, e hoje, com Dilma, merece críticas, mas não as que se destacam na insana mídia.

    ResponderExcluir