segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"O.P." e outras picaretagens


Lá pelos anos de mil novecentos e nada, quando começava no jornalismo, Jundiaí tinha dois diários, um da situação e o outro de oposição ao prefeito. E isso ocorria não por algum motivo ideológico, mas simplesmente porque um dos jornais era quem publicava os atos oficiais da prefeitura. Não existia imprensa oficial naquele tempo e, assim, os jornais disputavam quem ficava com a verba da prefeitura. Ganhar a publicidade oficial era como acertar na loteria: o vencedor vivia dias de bonança, o perdedor sofria as dores do parto.
Claro que havia uma contrapartida para quem enchia as páginas com os anúncios da prefeitura: o jornal não podia escrever uma linha que fosse falando mal do prefeito, ele era o melhor administrador do mundo, tudo o que fazia - ou deixava de fazer - merecia ser publicado com destaque.
A situação vivida em Jundiaí antes da criação da Imprensa Oficial do município, que melhorou as coisas por lá, mas não impediu que a prática desse jornalismo chapa branca persistisse, existe em todo lugar, não só mesmo no interior, nesses jornais que lutam para sobreviver, mas também na chamada grande imprensa.
Não tem jornalista que não tenha sido obrigado a escrever uma matéria para falar bem de alguma empresa, ou de algum amigo do dono do jornal, ou em defesa de algum assunto que interessa ao jornal. E não adianta reclamar, que o chefe resume a história com uma frase:
- É uma "O.P." - o que quer dizer uma "ordem do patrão", e estamos conversados.
A picaretagem no jornalismo sempre existiu e sempre vai existir. Não existe esse negócio de imprensa "sem rabo preso", como diz a Folha. Os jornalões não passam de anúncios cercados por algumas matérias. A finalidade dessas empresas é ter lucro - e para isso, vale qualquer coisa.
A capa da última Vejinha em defesa do Kassab nada mais é que uma "O.P.", mal disfarçada, por sinal. A Abril, dona da revista, não tem o menor interesse em mudar a administração da cidade. Joga todas as suas fichas na eleição de Serra, como fazem todos os empresários de comunicação paulistas - a exceção óbvia é a Igreja Universal, dona da Record.
E nesse capítulo sobre picaretagem, vale um destaque para a rádio Jovem Pan, que começou uma "enquete" sobre as eleições, como fazia há mil anos, quando as pesquisas nem existiam por estas terras. Peguei o locutor no meio da informação, mas deu para escutar que Russomanno tinha um voto, Haddad também um voto, e Serra, incríveis 31 votos!
Ah, o sujeito explicou que a tal enquete obedecia não sei qual artigo da lei eleitoral e não tinha base científica. Aí eu me perguntei: se não vale nada, por que estava sendo feita?

Um comentário:

  1. Se passar um bisturi na conta de certos 'jornalistas Especiais', vai ser a maior vergonha.

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