segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Síndrome de Estocolmo


A revelação de que a Secretaria de Comunicação da Presidência tem sido extremamente generosa com a chamada grande imprensa é mais uma demonstração daquilo que é o maior pecado dos governos Lula e  Dilma: a inapetência em acabar com o oligopólio do setor, em promover uma democratização real, e em levar os meios de comunicação do país à modernidade.
Milhares de artigos já foram escritos sobre o tema e sobre a incoerência de um governo sustentar financeiramente quem é seu inimigo.
Não houve até agora uma resposta convincente sobre a necessidade de repassar centenas de milhões de reais para os jornalões, para a Rede Globo e assemelhadas.
Não faz o menor sentido, não tem a menor lógica agir desse modo.
Como não tem sentido nenhum os integrantes do governo ou do PT, que são tratados como cachorros vira-latas pelos jornalões, darem entrevistas a eles ou prestigiarem suas promoções, quase todas picaretagens para arrancar dinheiro dos tolos.
Li que a presidente Dilma faltou a um compromisso que tinha assumido com a Abril, um dos maiores ninhos de golpistas que existem.
Se é verdade, talvez ela esteja se convencendo que não dá mais para ser boazinha com essa gente.
A resposta do governo aos oligarcas da comunicação deveria ser apressar as mudanças no marco regulatório das comunicações para acabar de vez com essa história de usar concessões públicas para pregar a ruptura institucional, para fazer oposição sistemática ao PT e aliados, para agir como se fossem partidos políticos, para vender espaço a "religiosos" que deveriam estar na cadeia.
No caso dos jornais, revistas e internet, é só suspender a publicidade oficial, deixar que eles, que dizem que o capitalismo é o máximo, se virem sozinhos, se lambuzem e se fartem do tal mercado que tanto adoram.
Não dá mais para fingir que o Brasil é uma democracia quando meia dúzia de pessoas domina a informação e manipula a notícia do jeito que quer - contando com o dinheiro do governo, ou seja, de nós, contribuintes, para isso!
Do jeito que está é muito fácil ser oposição neste país.

2 comentários:

  1. Quem mais consome os produtos vendidos pelas estatais brasileiras é a classe média, essa mesma classe que compra a Folha, o Estadão, a Veja e assiste a Globo. Seria uma burrice imensa se essas estatais simplesmente parassem de fazer propaganda nesses orgãos onde estão a imensa maioria de seus consumidores. Essa não é e nem deve ser uma decisão política, mas econômica.

    E mais, se não fosse a grande mídia esse julgamento do mensalão não teria ocorrido e Zé Dirceu estaria sentado na cadeira do poder.

    Fundamental a participação da grande mídia no Brasil de hoje. Fundamental.

    ResponderExcluir
  2. SINDROME DE ESTOCOLMO. Afeta a quse todos os ministros e ministras do governo. No entanto, o PIOR DE TODOS, que NADA TEM A VER COM SUA MILITANCIA AGUERRIDA, CORAJOSA, DECENTE E HONESTA, É A SINDROME DE ESTOCOLMO QUE AFETA HA ANOS O PT. Eles adoram, eles AMAM serem chafurdados na LAMA QUE A DIREITA MIDIATICA LHES IMPÕE. Em nenhuma "entrevista" dada a direita midiatica, em nenhuma fala, nem deputados ou senadores do PT falam sobre as mentiras, ao vivo, dessa mesma direita. Eles sempre ficam, frente a um microfone e por assim dizer, tremulos, acuados. É sufocante, é um descalabro, É UMA VERGONHA VER TANTA COVARDIA. ATÉ QUANDO?

    ResponderExcluir