sábado, 21 de janeiro de 2012
TV paga, grátis
A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, informou que o setor de TV por assinatura teve a adesão de cerca de 3 milhões de assinantes no ano passado. Houve um crescimento de 30,45% em relação a 2010. Com as novas assinaturas, mais de 12,7 milhões de domicílios têm a TV paga. A cada 100 residências, 21 têm o serviço. Como o número médio de pessoas por domicílio, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 3,3 pessoas, os serviços de TV por assinatura são distribuídos atualmente para mais de 42 milhões de brasileiros. Em dezembro do ano passado, foram mais de 301,7 mil novas assinaturas, aumento de 2,43% em relação ao mês anterior. Cerca de 46% dos clientes da TV paga recebem o sinal via satélite. E o serviço via cabo atinge 51% do mercado brasileiro.
O crescimento da TV paga no Brasil se acelerou nos últimos anos. Mas isso não significa melhora em sua qualidade. A maioria dos programas, made in USA, é de doer: filmes B/C paupérrimos, séries que não duram uma temporada, realities shows absolutamente trashs, talk shows totalmente desimportantes para os brasileiros etc etc. A lista de porcarias é imensa, sem contar que tais "atrações" são exibidas ad infinitum.
Sou assinante da TV paga há muitos anos. Comprei o serviço da TVA, confesso, para assistir a jogos de futebol. Mas logo depois os jogos passaram a ser exclusividade da Globo, e por isso mudei para a NET.
Hoje, quando o futebol perdeu a graça e o tal pay-per-view fica com o filé mignon, sobrou quase nada que eu goste na TV paga: a TV5 Monde é o canal favorito, por passar, legendado, ótimos filmes franceses, de hoje e de ontem. De resto, um ou outro programa, uma ou outra série cômica, se destacam no meio de tanto lixo.
Mas não é por isso que tenho a TV paga em casa. Várias vezes quis cancelar o serviço, mas por um desses milagres que só ocorrem no capitalismo, a conta da NET sem a TV (além dela, uso o tal Net Fone e a banda larga da operadora) seria exatamente igual do que com ela.
Assim, a minha TV paga sai de graça...
Nem quis entender o por quê. Tenho certeza que a moça do telemarketing teria uma boa resposta para me dar sobre o motivo de tanta generosidade, mas julguei ser muito arriscado perguntar para ela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este texto traz uma notícia bem sustentável para nossos bolsos, sempre encontro em seu blog, boas manifestações.
ResponderExcluirwwwsabereducar.blogspot.com
Mottinha, não entendi direito. Você paga apenas Net fone e Vírtua e vem a TV Paga junto. E quanto saem Net Fone e Virtua? Fiquei interessado, porque pago uma grana alta em duas assinaturas. Abração. Antero
ResponderExcluirAntero, a explicação é a seguinte:
ResponderExcluira Net tinha feito uma bagunça na minha conta, de repente começaram a cobrar o dobro pelo tal combo - um espertinho havia mudado o pacote da TV sem meu consentimento. Disse a eles então que não queria mais a TV, aí me falaram que sem a TV o Vírtua iria custar mais. Ou seja, se eu ficasse com o Net fone e o Vírtua, iria acabar pagando o mesmo que se tivesse também a TV. É a jogada deles para fazer a venda casada: com o combo é, digamos, R$ 200; sem o Combo os mesmos R$ 200, porque eles aumentam o preço de um dos serviços. No fim da história, a atendente, acho que para manter o combo, me ofereceu a TV pelo mesmo preço do que eu pagaria pelo NET fone e Vírtua.
Com a NET é assim, pelo menos para mim: pelo menos umas três vezes por ano eles mudam alguma coisa no pacote, geralmente no serviço de TV, tiram canais, aumentam o preço...Aí eu telefono, digo que quero cancelar a TV e eles acabam me oferecendo alguma coisa para não perder o freguês.
Bem é isso.
E viva o Palestra, sempre!
Grande abraço,
Motta