quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ditadura é ditadura

Pinochet: chefe de uma ditadura e não de um regime militar 

Confesso que não sei quem é o autor da famosa frase "a estupidez humana não tem limites". Seja, porém, quem a cunhou, se pudesse observar o caminhar do homem pelo tempo, certamente ficaria orgulhoso por tão bem ter definido essa nossa vocação para, sempre que possível, superarmos nossa ignorância, egoísmo, frustrações e preconceitos com mais ignorância, egoísmo, frustrações e preconceitos.
A notícia que vem do Chile é um exemplo crasso de que o ser humano tem tudo para dar errado e pode, num futuro não tão longínquo quanto se imagina, ser superado pelas formigas ou abelhas, que, a julgar pelas suas ações, têm muito mais bom senso que todos nós. Pois bem, segundo informam as agências noticiosas, o Ministério da Educação do Chile mudou a expressão "ditadura militar" por "regime militar" nos textos escolares para se referir ao período que Augusto Pinochet triturou milhares de pessoas depois do golpe que arriou do poder o presidente legitimamente eleito Salvador Allende.
O titular da pasta da Educação, Haral Bayer, informou que a mudança foi proposta pelo Executivo, comandada pelo empresário Sebástian Piñera, neoliberal cujo governo ostenta índices baixíssimos de aprovação, e aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em 9 de dezembro, apesar de ter sido divulgada apenas na quarta-feira à imprensa local.
Haral Bayer, que assumiu o comando do ministério há uma semana como segundo titular dessa pasta em cinco meses, explicou que se buscou usar uma "palavra mais geral" para se referir a esse período da história chilena, entre 1973 e 1990. "Usa-se a palavra mais geral que é 'regime militar'", disse. "As expressões são mais gerais... a de 'regime militar' que a de 'ditadura'", insistiu, explicando que a mudança não foi motivada por razões políticas. "Isso não tem a ver com apoiadores nem detratores, tem a ver com expressões usadas habitualmente nesses currículos em diversas partes do mundo", disse, informando que pessoalmente não tem problema em reconhecer que se tratou de um "regime ditatorial". A mudança se tornará efetiva tanto para os textos de línguas como de história, entre o primeiro e o sexto ano básico.
Pinochet foi um dos mais bárbaros ditadores que já passaram pelo mundo. O Chile, assim se pensava, havia superado seu triste passado recente com a eleição de governos democráticos. Mas essa medida do Ministério da Educação revela que lá, como aqui no Brasil, certos setores da sociedade ainda têm influência marcante no Estado.
Regime militar pode parecer, mas definitivamente, não é o mesmo que ditadura militar.É apenas uma definição que busca suavizar toda a estupidez que os militares chilenos, com o apoio de civis tão ensandecidos quanto eles, foram capazes de fazer.
No Brasil, pelo menos até agora, ainda não se pensou numa medida similar, embora existam muitos que ainda se refiram ao golpe militar de 64 como uma "revolução".
Ah, que inveja das formigas...

Um comentário:

  1. Amigo, um FDP abandonou essa espécie aqui e deu linha http://pt.wikipedia.org/wiki/Nibiru provavelmente, esses mesmos FDPs, vão retornar aqui e resgatar essa manada de dejetos que somos nós, e levar para sermos escravos em algum inferno, mesmo aqueles que pensam que não vão sobreviver, será um escravo nessas colônis desses FDPs. Podem começar a rezar descrentes!!! o fim estápróximo.

    ResponderExcluir