terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mercenários de branco

Meu amigo me liga para dizer que terá de fazer uma cirurgia complicada. Conversa vai, conversa vem, pergunto se o seu plano de saúde vai bancar os custos. E ele responde:
- Eles só pagam se você entrar no hospital via pronto-socorro, se você estiver já morrendo.
E contou que em outra cirurgia que fez meses atrás cometeu a besteira de não seguir o conselho do médico que o atendeu na emergência do hospital:
- Ele me disse que eu precisava operar, mas eu perguntei se poderia ser dali a um tempo. Como falou que sim, adiei. Quando fui marcar, me disse que custaria R$ 10 mil. Perguntei se não dava para fazer pelo plano de saúde. Me disse que poderia, só que nesse caso teria de fazer um corte enorme na barriga e que a recuperação iria demorar uns 15 dias. Se fosse particular, usaria um robozinho, faria uns buraquinhos de nada e em dois dias eu já estaria fora do hospital.
Por sorte, a empresa em que meu amigo trabalha há 16 anos pagou metade da despesa. Agora, ele sabe que o custo vai ser umas três vezes maior. E espera que seu empregador seja tão benevolente como da vez passada.
Antes de acabarmos de conversar perguntei a ele se os médicos costumam cobrar antes ou depois da cirurgia.
- Acho que cobram depois. Mas mandam a conta por meio de um empregado deles, têm esse tal de assessor financeiro que dá a facada na gente.
Desliguei o telefone.
Pensei em como a vida pode ser perversa com pessoas tão dignas e boas como esse meu amigo. E como o mundo pode ter produzido seres tão insensíveis como esses médicos que se aproveitam do sofrimento dos outros para tirar o quanto podem deles.
A conversa com o meu amigo me deu a certeza de que de nada adianta discutir planos e mais planos para a saúde pública se alguns profissionais da área têm esse tipo de concepção do que é o seu trabalho.
Com gente desse tipo a medicina no Brasil será eternamente inacessível para os pobres.

2 comentários:

  1. Por essas e por outras que eu nunca quis pagar "plano de saúde".
    Sempre fui muito bem atenido no SUS. Eu e minha familia.
    E costumo rir de quem paga esses planos que não planejam nada, a não ser o futuro financeiro deles proprios...

    ResponderExcluir
  2. Por essas e por outras é que mais do
    que nunca os médicos, enfermeiros,
    farmaceuticos caso incorram em dolo
    devem ir a juri popular, e não ao
    lero-lero e gueri-gueri dos corpora-
    tivistas conselhos regionais.

    ResponderExcluir