segunda-feira, 6 de junho de 2011

Direita, esquerda


Num Portugal mergulhado em profunda crise econômica, os eleitores que se dispuseram a votar - grande parte  da população ignorou o pleito - puseram no poder os conservadores do PSD, que devem radicalizar a receita do FMI na tentativa de evitar o colapso do país.
Já aqui ao lado, no Peru, cuja economia cresce a ritmo chinês, foi eleito o esquerdista Ollanta Humala, que terá como missão principal diminuir a desigualdade e a pobreza que marcam a história da nação.
Nos dois casos, a maioria dos eleitores usou o pragmatismo como argumento para seus votos.
O governo socialista português foi incapaz de ao menos atenuar a crise econômica global, a exemplo de outros países periféricos da Europa, como Grécia, Irlanda e Islândia. Por isso, foi punido nas urnas.
No Peru, Humala foi eleito com os votos dos miseráveis que formam a maior parcela do povo, desde sempre excluídos de qualquer processo de desenvolvimento econômico. A cosmopolita Lima, por exemplo, escolheu a conservadora Keiko Fujimori, herdeira do neoliberalismo desenfreado do pai Alberto.
O futuro, porém, deverá mostrar que nem o liberal Pedro Passos Coelho, nem o socialista Humala farão governos presos a doutrinas ideológicas inflexíveis.
O mundo mudou muito nesses últimos anos - e o Brasil contribuiu bastante para isso. E nesse novo espaço é impossível ver as coisas apenas em preto e branco. Felizmente, elas estão ganhando cores, algumas fortes, outras pálidas, mas nem por isso indefinidas.

4 comentários:

  1. Olá, vi seu vídeo de São Luiz do Paraitinga no you tube e gostaria de saber se posso utilizar algumas das imagens para a produção do meu TCC, um documentário sobre a reconstrução e superação dos moradores de São Luiz após a enchente. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, vi seu vídeo sobre São Luiz do Paraitinga no you tube e gostaria de saber se eu poderia utilizar algumas das imagens no meu TCC. Estou fazendo um documentário sobre a reconstrução e superação dos moradores após as enchentes e está bem difícil de achar imagens de São Luiz de antes da enchente. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  3. Claro que sim. Use à vontade.
    E boa sorte no seu TCC.

    ResponderExcluir
  4. Será que os portuguses não vão se arrepender da escolha que fizeram , entregar o país na mão dos néoliberais , que não não terão a mnenor dúvida em seguir a cartilha néo-libeal , aumentando assim o desemprego e as desigualdades .
    Quanto a Humala , ele tem um bom exemplo a seguir , e se fizer como aqui no Brasil fará um extraordinário governo .

    ResponderExcluir