domingo, 8 de maio de 2011

Por uma nova ONU


Mudou o governo, mas não mudaram os objetivos da política externa do país, para desespero dos saudosos do tempo em que os ministros brasileiros tinham de tirar até os sapatos para um funcionário da alfândega se quisessem entrar em território americano. A presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deverão assinar um comunicado conjunto terça-feira, em Brasília, que conterá um apelo para a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o apoio venezuelano ao pleito brasileiro, que é o de ocupar um assento permanente no órgão em nome da América Latina.
Nas reuniões preliminares de assessores de Chávez com autoridades brasileiras houve sinalizações do apoio ao Brasil. O presidente da Venezuela será o terceiro chefe de Estado que indicará apoio à reforma do conselho, como defende o Brasil. Em março, o próprio presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ser favorável à reforma e ao desejo do Brasil de ocupar um lugar permanente no conselho, mas evitou ser explícito neste apoio. No mês passado, foi a vez de o presidente da China, Hu Jintao, afirmar que é o momento de discutir mudanças no conselho. No dia 5, o presidente da Alemanha, Christian Wulff, afirmou que, assim como os brasileiros, os alemães também querem rever a estrutura atual do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Para ele, é fundamental buscar um acordo regional para obter avanços nestas negociações. Recentemente, Dilma disse que “não é capricho” querer a reforma.
A atual estrutura do conselho segue o modelo que existia no mundo depois da 2ª Guerra Mundial - ocupam vagas permanentes no órgão os Estados Unidos, a Rússia, a China, a França e a Inglaterra. Os assentos provisórios são ocupados pelo Brasil, Japão, México, Líbano, Gabão, pela Turquia, Bósnia-Herzegovina, Nigéria, Áustria e Uganda. O período do mandato nos assentos rotativos é de dois anos.
O governo brasileiro quer ampliar o número de cadeiras no conselho de 15 – cinco permanentes e dez provisórias – para 25, entre as quais o país se coloca como candidato a titular - reivindicação justa já que o Brasil é hoje uma das maiores economias do mundo, líder das nações chamadas de "emergentes" e integrante dos principais organismos internacionais.
A visita de Chávez ao país será cercada de formalidades. Ele é o primeiro chefe de Estado latino-americano a vir ao Brasil depois que a presidenta Dilma Rousseff assumiu o governo. O objetivo é reafirmar que as relações bilaterais, intensificadas no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, serão mantidas da mesma forma, segundo a assessoria da Presidência da República.
Nas conversas, um dos temas de destaque será a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que recebeu este nome em homenagem ao brasileiro que lutou ao lado de Simón Bolívar para a libertação da Venezuela. A Petrobras cobrou da estatal venezuelana PDVSA o repasse de cerca de R$ 400 milhões para a conclusão das obras. De acordo com o governo brasileiro, apenas a Petrobras investiu na refinaria.
Dilma e Chávez farão ainda uma longa reunião de trabalho para analisar a evolução dos acordos firmados anteriormente e as pendências. A ideia é intensificar as parcerias nas áreas comercial e de energia, considerando que a Venezuela vive uma longa fase de racionamento. Apenas no ano passado, o intercâmbio comercial entre Brasil e Venezuela envolveu US$ 4,6 bilhões.
Chávez e Dilma se encontraram pela última vez em 1º de janeiro, quando o venezuelano participou da cerimônia de posse da presidenta em Brasília. Antes, no entanto, quando saíram os resultados das eleições presidenciais, o venezuelano foi um dos primeiros líderes políticos a parabenizar Dilma. Depois do resultado das eleições, confirmando a vitória de Dilma, Chávez postou uma mensagem na rede social do Twitter destacando a competência da presidenta e sua confiança no novo governo. Segundo ele, Dilma era a “sua candidata”. (Informações da Agência Brasil)

Um comentário:

  1. Olá reflectivo página , apreciei mesmo muito, secalhar poderiamos fcar amigos de blog :) lol!
    Tirando as brincadeiras o meu nome é Fábio, e à semelhança de ti escrevo paginas embora o tema principal do meu space é bastante distinto de este....
    Eu escrevo websites de poker sobre poker gratis sem arriscares o teu capital......
    Adorei bastante o que li aqui outra vez
    Voltarei!:)
    Ps:tenho um portugues ruim.

    ResponderExcluir