segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Febeapá, vivo e forte


Uma das mais saudosas lembranças dos pesados anos 60 é a atuação do cronista
Sérgio Porto, que, sob o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, retratou o Festival de Besteiras que Assola o
País, o famoso Febeapá, crítica mordaz dos usos e costumes de um Brasil que havia sido salvo das garras comunistas pela "Redentora".
E haja bobagens! Os tipos e situações que protagonizam os três volumes do Febeapá fazem lambanças de todos os tipos. Enganam-se, porém, os que julgam que o país de hoje está livre desses tipos que desafiam a lógica, o bom-senso e até mesmo o mais trivial discercimento em suas funções - sejam elas quais forem.
Os jornais, televisões e a internet, estão repletos de exemplos que poderiam, sem esforço, abastecer a Pretapress, a agência de recortes de besteiras criada pelo nosso Stanislaw para se tornar a matéria-prima de sua fértil imaginação.
A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, certamente ganharia destaque na Pretapress pela sua inacreditável decisão de fechar um trecho da marginal Tietê em plena manhã de uma segunda-feira chuvosa, para que ali corram os carros de uma tal de F-Indy, espécie de quinta divisão do automobilismo mundial, caça-níqueis de uns americanos espertalhões que descobriram aqui terra fértil para seus negócios.
E isso numa cidade que mantém há muitos anos um autódromo que recebe, anualmente, provas da mais destacada categoria desse esporte (?) e periodicamente outras de menor expressão.
Tachar uma decisão dessas de irresponsável é pouco. Ela chega a ser criminosa, pois certamente causará mais transtornos aos cidadãos paulistanos que diariamente sofrem o diabo num trânsito caótico, e prejuízos aos empresários, devido aos inevitáveis atrasos dos trabalhadores para chegar aos seus destinos.
Mas o que esperar de uma prefeitura que proíbe a construção de garagens em imóveis populares com a justificativa de que isso vai estimular as pessoas a usar o transporte público - numa cidade em que ele simplesmente não existe?
É, o nosso Stanislaw Ponte Preta faz uma falta danada hoje em dia. Com ele na ativa poderíamos, pelo menos, dar umas boas risadas de tantas bobagens. Sem ele, o jeito é chorar.

Um comentário:

  1. Kassab descobre solução para trânsito caótico de SP
    http://www.viomundo.com.br/humor/kassab-quer-que-moradores-de-cohabs-usem-transporte-coletivo-e-bicicleta.html

    ResponderExcluir