terça-feira, 24 de maio de 2011

Medo em vez de respeito


A relutância  da USP em pedir ajuda à Polícia Militar para ajudar no patrulhamento do seu campus, mesmo depois da morte de um aluno e o registro de muitos casos de violência, mostra como a PM é rejeitada por amplos setores da sociedade, que veem nela todos os elementos que nos recordam do pior período da história do país.
A Polícia Militar, pela sua forma de atuação, é a "Gloriosa" rediviva.
A truculência com que age na repressão a manifestações que seriam triviais numa democracia é a mostra mais evidente de que a instituição ainda vive num passado tenebroso e que se recusa a fazer parte deste Brasil que se constrói hoje.
Impressiona a naturalidade com que os PMs espancam professores, estudantes, trabalhadores, gente comum que não tem nada a ver com os bandidos que eles deveriam reprimir.
Impressiona, também, como esses policiais agem impunemente e a conivência de seus superiores com toda a ilegalidade que praticam.
Impressiona, por fim, que a cada dia que se passa a imagem da Polícia Militar fica manchada ainda mais, sem que nenhuma autoridade seja capaz de perceber que chegará um ponto em que praticamente toda a sociedade terá medo desses policiais violentos e incompetentes - para não me  alongar nos qualificativos -, quando o normal seria apenas respeitá-los.
É, tem muita coisa errada aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário