sexta-feira, 1 de abril de 2011

Quem não quer o trem-bala


O governo decidiu adiar novamente o leilão do trem-bala que vai ligar Campinas ao Rio, passando por São Paulo. A justificativa é que as empresas interessadas na obra pediram mais tempo para se organizarem. O fato é que as pressões para conseguir mais vantagens do governo se intensificaram. As empresas reclamam de tudo: o risco é grande, faltam estudos geológicos precisos, a demanda de passageiros pode estar superestimada etc e tal.
O trem-bala é uma megaobra. E necessária por várias razões. As empresas estrangeiras interessadas em participar dela não são neófitas. Ao contrário, têm muita experiência no setor. Sabem, portanto, que o projeto é lucrativo. Fazem, apenas, jogo de cena para arrancar todas as facilidades que puderem do governo.
O trem-bala não é só mais um meio de transporte. Quando começar a funcionar vai mudar completamente os hábitos de grande parte dos passageiros que hoje usam os aviões e os ônibus no trajeto Rio-São Paulo, o filé mignon dos negócios do setor. Vai exigir que as empresas aéreas e de ônibus entrem, verdadeiramente, no mundo capitalista, que exige muita competição - tarifas mais baratas, conforto, pontualidade, entre outros pontos.
Os interesses contra o projeto são imensos. O lobby parte, principalmente, de quem vai ser mais atingido pelo trem-bala, ou seja, as companhias aéreas e de ônibus.
Não por acaso, dia sim e outro também, a imprensa divulga alguma notícia contrária à obra, algum estudo de um especialista qualquer detonando o projeto, como se construir o trem-bala fosse um escândalo, algo muito além da capacidade do Brasil, totalmente fora das nossas prioridades.
Tudo isso ocorre simplesmente porque esse pessoal sabe que, depois de construído, o Brasil vai entrar numa era nova. A moleza vai acabar para esse setor, altamente oligopolizado, dominado por uns poucos que tratam os passageiros mais como um fardo que têm de aguentar do que como a própria razão de existirem.

3 comentários:

  1. Vou divulgar este texto, merece!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sobre o mesmo tema, publiquei o seguinte texto http://vaz.blog.br/blog/?p=896

    ResponderExcluir