quinta-feira, 14 de abril de 2011

A cultura brasileira


Dona Ivone Lara, a maior figura viva da cultura brasileira, completou quarta-feira 90 anos de vida. A data foi notícia de algumas publicações, que louvaram a história de superação da grande cantora e compositora, ainda em plena atividade, apesar das limitações físicas.
Foi pouco, porém. Dona Ivone Lara, pela sua obra extraordinária, pela sua contribuição ímpar para a música popular brasileira, pelo seu exemplo pessoal e artístico, merecia muito, mas muito mais.
Se a cultura fosse encarada neste país pelo que realmente é - a expressão dos valores populares - e não pelo que alguns poucos "iluminados" pretendem, dona Ivone Lara estaria neste momento recebendo as honrarias oficiais que são distribuídas a tantos outros que não fizeram nem uma ínfima parte do que ela fez pelo Brasil.
Mas, pera lá! Talvez seja exatamente por isso que essa excepcional figura da arte popular tenha sido ignorada pelo Brasil oficial - feito de ignorância e burrice, ele desdenha tudo que não tenha o falso brilho da pompa oca e dos rapapés esdrúxulos aos modismos alienígenas.
Chega, portanto, de falar das homenagens que não foram feitas. Vamos, nesta modesta crônica, dar a palavra a quem, de fato, sabe quem é e o que representa dona Ivone Lara.
Claudio Jorge e Nei Lopes, outros dois valentes guerreiros da cultura popular, souberam explicar muito bem, em verso e música,  porque ela é a primeira dama do samba. A música se chama "A Senhora da Canção":

Lá vou eu que bom subindo outra vez
O domingo está tinindo e assim eu sei
Que os canários, tangarás e rouxinóis
Já afinaram os gogóis
Só falta minha voz
Somando
Lá vou eu pra onde o samba manda ver
Sem confeito, bem do jeito que Deus fez
Ouvir reais melodias, imperiais harmonias
Dissonâncias não tem vez
Beber de um gole a poesia
Me embriagar de alegria
Na mais pura lucidez
Ivone La...rararararararara
Pérola Rara no compor e no cantar
Senhora da canção, dos instrumentos
Pastora da emoção, do sentimento
Ivone La...rararararararara
Tudo se aclara sobre a luz do teu luar
Lavando a nossa alma
Com a mais fina inspiração
Meu samba te pega na palma
E beija tua mão

E para aqueles que louvam, nas páginas "culturais" dos jornalões, todo esse lixo que a indústria de entretenimento nos impõe, aí vai outra singela homenagem, ainda de Nei Lopes, em parceria com Everson Pessoa. O "Dicionário" que eles adotam é bem diferente do usado pelos sacerdotes das Ilustradas e Cadernos 2 da vida...

No meu dicionário roqueiro é aquilo
Que fica lá em cima da rocha
E fanqueiro é o cara
Que vende tecido
De linho e algodão
Pra mim sertanejo
É antes de tudo um forte
E axé é força e boa sorte
No meu dicionário
Galera é apenas uma embarcação
Pois é
É preciso cuidado com que a gente fala
A boca mais sábia é aquela que cala
E que pensa bastante antes da canção
Porque um poder bem mais alto sempre baixa a crista
Do crente que abafa, pensando que artista
É só quem se avista na televisão
Artista foi quem decorou a Capela Sistina
Quem edificou a Muralha da China
Quem moldou os bronzes de Benin, ilê ifé
Artista, em meu ponto de vista, é quem cria e conquista
E que sabe que, mesmo em capa de revista
Artista é artista e mané é mané

Um comentário:

  1. boa tarde venho parabénizar pelo blog muito bom estou seguindo já venha seguir o meu blog agradeço.http://jefersonaraujosouza.blogspot.com/ blogueiros todos juntos twitter @jeffersonaarauj

    ResponderExcluir