domingo, 26 de dezembro de 2010

Amigos

Nestes dias em que estamos mais reflexivos do que nunca, me surgiu uma dúvida que em outros tempos duraria alguns poucos segundos. Fiquei, não sei bem porque, me perguntando o que é a amizade, o que significa ter um amigo, e o que é um amigo - se aquela pessoa que você vê todos os dias, conversa com ela sobre assuntos tão desimportantes como quem o Palmeiras vai contratar para a próxima temporada, ou alguém que deixou lá atrás, naquele tempo em que vivíamos imersos em sonhos, e que só a mais longíngua recordação é capaz de ressuscitar.
E tudo seria mais simples se existissem apenas esses dois tipos de amigos. Mas não é isso que acontece hoje em dia, quando vivemos neste mundo fantástico da internet, com seus Orkuts, Twitters e Facebooks, que proporcionam diálogos com gente de todos os lugares, de todos os sotaques, de todas as línguas. Se fosse religioso, diria que isso é um milagre; como não sou, dou vivas ao conhecimento científico que proporcionou essa maravilhosa oportunidade de sentir o mundo muito, mas muito, menor do que é na realidade.
Pois é, são muitos amigos, de todos os tipos. São tantos que a gente se perde em reconhecer os seus nomes, os seus gostos, as suas peculiaridades, as suas feições, os nossos interesses em comum...
Mas isso não tem muita importância. Na verdade, essa dúvida que tive sei lá bem porque, é uma tremenda bobagem.
A amizade, como tantas outras coisas que fazem parte do ser humano, explica-se melhor pelo que não é do que pelo que é.
Sei, por exemplo, que a amizade não é um sentimento que nos deixe triste, nem depressivo, nem solitário.
E assim, se tiver um amigo que seja, do tipo que for, estarei mais conectado com o mundo, menos propenso a achar que o gênero humano é apenas um enorme desperdício de energia, de lágrimas, de sangue e de sofrimento.
...
Ah! O que nos provoca este ócio de fim de ano!

2 comentários:

  1. Motta...A importância de uma amizade, fica por conta da dessobrigação de uma frequência de contato, isto é , voce não precisa ficar perturbando o amigo com inutilidades, só porque quer manter um vinculo, aí então o problema está com você que precisa conversar com alguém na sua hora, não se importando com os compromissos do amigo...Aqui em Ubatuba , eu tenho amigos de todo jeito, o que some, o que passa e finge que não te vê (o que importa é o que voce sente), e quando a gente se encontra, é aquela festa com muitas novidades...até o proximo chopinho...tchau

    ResponderExcluir
  2. Acho que você tem razão, Franklin: importa mesmo o que a gente interioriza, o sentimento a respeito do outro.
    E só para aproveitar o contato: achei seus quadros, que vi no Orkut, muito legais. Parabéns!

    ResponderExcluir