sexta-feira, 29 de outubro de 2010

É o petróleo, estúpido!


Duas notícias da mais alta importância para o futuro do país, que ficaram soterradas pelo noticiário político-eleitoral:
1) A Petrobras já começou a exploração comercial do petróleo da camada de pré-sal, no campo de Tupi, na Bacia de Santos. A empresa estima extrair entre a 70 mil a 75 mil barris por dia em dezembro de 2011. A produção média no próximo ano será de 50 mil barris de petróleo por dia. Em dezembro, a produção de gás natural deverá ficar entre 1,5 milhão a 2 milhões de metros cúbicos por dia.
2) As reservas no pré-sal da Bacia de Santos são ainda maiores do que se imaginava. Estimativas de uma empresa de consultoria contratada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indicam que o campo de Libra pode ter um volume entre 8 milhões e 12 bilhões de barris de petróleo, superior às reservas do campo de Tupi, estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões. Tupi é maior jazida já descoberta no país.
Não é à toa que a oposição ao governo Lula jogou todas as suas fichas para vencer esta eleição presidencial.
Está em jogo não só a definição do modelo social do país para os próximos anos, mas, principalmente, o controle da maior fonte de riqueza das próximas décadas, a exploração da camada de pré-sal de petróleo.
Toda a operação de guerra montada pela coligação demotucana para chegar ao poder tem esse simples objetivo: não permitir que o petróleo pertença ao povo brasileiro e, dessa forma, contribua para transformar o país em uma das maiores potências mundiais.

Um comentário:

  1. Num mundo cada vez mais poluido o Brasil se vangloria de possuir as maiores reservas do combustível mais poluente do mundo? Que invista em tecnologias limpas, então! Mesmo uma usina nuclear está se mostrando hoje em dia (com as modernas tecnicas de segurança) mais "limpa" do que os combustiveis fósseis!
    E outra coisa: porque o Brasil é ´raticamente auto-suficiente em petróleo mas não pratica preços MENORES para o povo brasileiro?

    ResponderExcluir