segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Abestados


Tiririca talvez seja a síntese do que foi esta eleição.
O palhaço analfabeto que driblou a legislação eleitoral e conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados com mais de 1 milhão de votos resume boa porção da alma brasileira: essa legião de "abestados" folgazões, ignorantes de seu papel de cidadãos, náufragos inconscientes dessa travessia que o país ousa fazer rumo à modernidade.
É sintomático também que o fenômeno Tiririca tenha explodido em São Paulo, a tal locomotiva do progresso do país, cujo lema, o non ducor duco, põe de joelhos todos os outros entes federativos, subjuga pela força bruta quem deveria tratar como igual.
Só que desta vez, o palhaço analfabeto, que zomba do cargo que almeja, que faz troça dos valores republicanos, que ofende seus eleitores, não só revelou os segredos mais íntimos e sujos da tradicional família que o acolheu, como foi recompensado por ela: São Paulo é isso, esse imenso mar de preconceito, de desigualdades, de ódio de classes, de fúria capitalista, bradou Francisco Everardo Oliveira Silva por detrás de sua máscara mal-feita de clown terceiro-mundista.
É isso. Tiririca um dia se olhou no espelho e viu refletida não a sua imagem, mas 1 milhão de pedacinhos coloridos de chita que formavam um rosto, uma face, um sorriso de palhaço.
E aí ele compreendeu que tinha achado seu lugar neste mundo.

2 comentários:

  1. Concordo inteiramente com algumas ressalvas:
    1. Melhor eleger um Tiririca do que, por exemplo existem vários, um Maluf, este procurado pela polícia em 181 países.
    2. Melhor poder votar em um Tiririca do que não poder votar.
    3. Tiririca acabou por puxar votos e eleger candidatos sérios como Protógenes e outros.
    4. Tiririca está aí para provar que o eleitorado paulista é o que é, permeado de uma multidão de Tiriricas, mantidos pelo sistema e pela mídia na ignorância.

    ResponderExcluir
  2. Mota, já que você me deu a honra de seguir o porcamente escrito Língua de Trapo, que hoje foi acusado de parecer ser quinta coluna por não tolerar petista safado como o ex´Prefeito da minha cidade, Fernando Pimentel, sugiro-lhe que de uma lida neste post http://comfelelimao.wordpress.com/2010/10/04/efeito-tiririca-e-outras-bicas-eleitorais/ do blog com fel e limão. Você vai ver que quem se deu bem com a eleição do tiririca foi o Protógenes Queiroz. Saudações cruzeires

    ResponderExcluir