quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A nova Câmara dos Deputados

Levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o Diap, identifica os candidatos com mais chances de vitória na eleição de 3 de outubro para as 513 cadeiras da Câmara dos Deputados. A pesquisa abrange os 26 Estados e o Distrito Federal. Os 27 partidos que disputam as eleições lançaram 5.965 candidatos em todo o país.
Feito com base em informações qualitativas e quantitativas, o levantamento não possui caráter de pesquisa eleitoral e considerou os seguintes aspectos: 1) desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados); 2) trajetória e popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições); 3) os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes); 4) coligações e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente); 5) apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal); e 6) pesquisas eleitorais.
A metodologia considera como candidatos competitivos todos os 407 atuais deputados que concorrem à reeleição.A distribuição por gênero identifica que 84 mulheres estão bem cotadas para ocupar, cada uma, uma vaga na Câmara Federal. Assim sendo, o Parlamento poderá contar com 49 novas mulheres além das 35 que tentam renovar o mandato de deputada federal. Atualmente, a bancada feminina no Congresso Nacional é 45 parlamentares.
Por partido, o PT, que ocupa em todo o Brasil a terceira colocação de candidatos lançados para a disputa da Câmara Federal, aparece em 1º lugar no ranking de chance de eleger deputados federais. O partido lançou 371 candidatos nos 26 Estados e no Distrito Federal e 139 deles têm boas chances de serem eleitos.
O PMDB, que aparece em 2º lugar com chance de eleger deputados federais, também ocupa a 2ª posição de maior quantidade de candidatos lançados para a disputa das vagas do Parlamento. O partido lançou 422 candidatos para a Câmara dos Deputados e 119 dos seus filiados têm chance de eleição.
O terceiro partido com maior chance de eleger deputados federais é o PSDB, que lançou 323 candidatos a deputado federal. O partido, que ocupa a 7ª posição no ranking nacional de candidatos lançados para a disputa de cada uma das vagas da Câmara dos Deputados, tem chance de eleger 87 candidatos.
Clique aqui para ver a relação dos candidatos que o Diap considera mais competitivos para a Câmara dos Deputados em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário