domingo, 29 de agosto de 2010

A Revolta dos Pijamas


Na sequência da triste sucessão de episódios que tem sido a sua campanha presidencial, José Serra se trancou na sexta-feira com oficiais inativos no Clube da Aeronáutica, um dos redutos do reacionarismo nacional, local onde o golpe de 64 ainda é pranteado por muitas viúvas.
Não se sabe ao certo sobre o que Serra e esses militares da reserva e reformados conversaram, pois o presidenciável, auto-intitulado o maior defensor do mundo da liberdade de imprensa, não deixou os jornalistas participarem do encontro.
Segundo relato do IG, porém, o presidenciável tucano abordou temas que costumam deixar a rapaziada do Clube da Aeronáutica de cabelo em pé - pelo menos aqueles que ainda preservam algo do lado de fora da cabeça.
"Em 64, não sei se os senhores já estavam nas Forças Armadas, mas uma grande motivação da derrubada de Jango era a ideia, equivocada, de uma ‘república sindicalista’. Não tinha menor possibilidade, tal a fraqueza (do governo)... Mas eles (PT) fizeram agora uma república sindicalista. Não pelo socialismo, estatismo, mas para curtir”, afirmou, segundo o IG, ao grupo de cerca de 200 associados dos clubes militares.
O IG informa que nessa época Serra era presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e discursou no comício da Central do Brasil, em 13 de março de 64, considerado um momento-chave para o golpe.
Feito o esclarecimento, o relato diz que, "de acordo com Serra, o governo petista tem característica de 'ocupação militar', pelo loteamento de cargos na administração pública". Segundo o nosso herói, “quase a totalidade da administração pública está tomada, na prefeitura de São Paulo também era assim. O PT tem características, sem ironias, de ocupação militar. É um Exército que tem que ser acomodado. Tudo é hierarquizado, loteado.”
E continuou: disse ser contrário à retomada da discussão sobre a Lei da Anistia. “Eles reabriram a questão da anistia, que ao meu ver é um equívoco. Uma coisa é o conhecimento do que aconteceu... A lei pegaria a gente dos dois lados.”
A notícia sobre o que foi dito a portas fechadas no Clube da Aeronáutica para por aí. Infelizmente não ficamos sabendo se o tucano, no momento em que dava tão importantes esclarecimentos aos militares inativos, já sabia que sua curva nas pesquisas eleitorais tinha se acentuado mais um tanto para baixo, atingindo um ponto perigoso de não retorno à disputa, por absoluta falta de vontade do eleitor de votar nele.
Provavelmente Serra não tinha ainda conhecimento das más notícias. Se tivesse, era bem capaz de relembrar o tempo em que subia em palanques para, com a sua oratória empolgante, convocar os velhinhos às armas.
A história do Brasil registra a ocorrência da sangrenta Guerra dos Farrapos. Serra pode estar achando que este é o momento da Revolta dos Pijamas, uma sublevação capaz de fazer o país retornar a um passado sombrio e sem esperanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário