quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Blogs sujos


O desempenho de José Serra nesta campanha eleitoral ultrapassa qualquer expectativa jornalística, tal a sua capacidade de criar fatos inusitados. O último deles, segundo informa a Folha.com, diz respeito à sua participação no 8º Congresso Brasileiro de Jornais, evento organizado pela Associação Nacional de Jornais, a ANJ que tantas alegrias tem trazido aos profissionais da informação.
Pois bem, cada vez mais à vontade no seu novo figurino de guerrilheiro camicase, o candidato tucano à Presidência, relata a Folha.com, "acusou nesta quinta-feira o governo federal de financiar 'blogs sujos' que 'dão norte do patrulhamento' a jornalistas."
No seu discurso à fina flor do patronato das empresas jornalísticas, Serra afirmou que o governo faz "patrulhamentos e perseguições sistemáticas" a jornalistas: "Boa parte desta estratégia não deixa de ser alimentada por recursos públicos, como por exemplo da TV Brasil, que não foi feita para ter audiência, mas para criar empregos na área de jornalismo e servir de instrumento de poder para um partido."
Serra também fez críticas diretas à candidata do PT, Dilma Rousseff, e ao PT por defenderem o "controle da mídia", que segundo ele, nada mais é do que censura e restrição à liberdade de expressão.
Ele assinou, no fim do pronunciamento, a "Declaração de Chapultepec", documento elaborado em uma reunião patronal no México, no qual, por exemplo, está expresso que nenhum meio de comunicação ou jornalista deve ser sancionado por difundir a verdade, criticar ou fazer denúncias contra o poder público.
Depois da palestra, Serra se recusou a responder três perguntas de jornalistas sobre a suposta falta de oposição no Brasil e sobre quais são os "blogs sujos" a que se referia.
O texto da Folha.com termina dizendo que, ao ser questionado, Serra respondia: "Alguma outra pergunta?" E que só se manifestou "quando um repórter de TV o perguntou (sic) sobre seu empenho na defesa da liberdade de expressão".
A notícia, infelizmente, não informa quantos da plateia já haviam recebido os famosos telefonemas de Serra reclamando de coisas que ele não gostou de ver publicadas nos jornais que dirigem - ou, pior, "sugerindo" que o autor de tais matérias fosse, simplesmente, demitido.

5 comentários:

  1. Chiii, Motta, você deve tá no caderninho do zé.
    frank

    ResponderExcluir
  2. Que nada, sou bagrinho. Ele tem peixe maior para pescar...

    ResponderExcluir
  3. O Serra está delirando.
    Depois de 3 de outubro vai ser um caso de internação !

    ResponderExcluir
  4. Motta:
    Às vezes, sentado aqui na varanda do meu Mato Dentro - meu abrigo antiaéreo, como diria o Coelhão ao ocupar o lado de lá do balcão, para se livrar dos chatos e dos idiotas, ou daqueles que carregavam as duas qualidades -, me pego a pensar em tempos que o vento levou. É quando me brota um tanto de saudades e quilos de dúvidas: enfrentar discussões com os reaças naqueles tempos idos era mais gostoso, e exigia maior esforço intelectual, por sermos então jovens ou por ser a direita de antanho mais preparada e dura na queda, em todos os sentidos. Hoje, vendo o Serra se afundar sozinho na areia movediça em que se meteram os "intelectuais" tucanos e seus serviçais na velha mídia, sinto falta de um bom combate de idéias, de fazer brotar argumentos que me façam sorrir ao ver a derrota estampada na cara do adversário ideológico, ou mesmo ter que concordar, a contragosto, diante de uma resposta bem construída, numa discussão de bom nível. E acabo concluindo, com um sentimento de pesar, reconheço: também nisso o mundo ficou mais chato!

    ResponderExcluir
  5. Análise prazeroza neste blog, textos deste modo dignificam ao indivíduo que reflectir nesta página !!!
    Dá muito mais do teu blogue, a todos os teus cybernautas.

    ResponderExcluir