sábado, 3 de julho de 2010

O inferno na Terra

A situação do trânsito paulistano, um inferno que atinge democraticamente todas as classes sociais, é mais um legado maldito do bando tucano que faz de São Paulo seu ninho há décadas. Segundo relata a BBC Brasil, a cidade de São Paulo ficou em 6º lugar, atrás apenas de outras cinco – Pequim, Cidade do México, Joanesburgo, Moscou e Nova Déli – na pesquisa IBM Commuter Pain (Sofrimento dos Usuários do Transporte), feita em 20 locais do mundo.
Em São Paulo, 61% dos entrevistados disseram que o trânsito está “ um tanto” ou “muito” pior nos últimos três anos, tornando a cidade uma das mais problemáticas do mundo, segundo a IBM. Os resultados da pesquisa serão usados na busca de soluções para a administração do tráfego, como pedágios automáticos, previsões de congestionamento em tempo real e planejamento inteligente de rotas.
A pesquisa mostrou ainda que as cidades com as melhores condições de trânsito são Estocolmo, na Suécia, depois Melbourne, na Austrália. No estudo foram considerados o tempo gasto no transporte e em congestionamentos, se o trânsito piorou, se dirigir causa estresse, e se os problemas no tráfego afetam o trabalho.
Dos 8.192 motoristas ouvidos na pesquisa, 31% já passaram pela situação de simplesmente desistir de ir ao trabalho e voltar para casa por causa do trânsito.
Em Moscou, motoristas relataram congestionamentos de cerca de 2 horas e meia como os piores que enfrentaram nos últimos três anos.
Para os moradores de Pequim, problemas de trânsito afetam a saúde. Com uma classe média em rápido crescimento, o número de novos carros registrados nos primeiros quatro meses de 2010 em Pequim subiu 23,8%. Mas 48% dos entrevistados da cidade afirmam que o trânsito melhorou nos últimos três anos, o que reflete importantes iniciativas para melhorar o sistema de transporte da cidade de acordo com a pesquisa - algo que chegou a ser feito na administração petista de Marta Suplicy, com a criação de vários corredores de ônibus e da reformulação total do sistema de transporte coletivo, e que foi, convenientemente, ignorado pelos seus sucessores Serra e Kassab.

Um comentário:

  1. Quando a petista Marta Suplicy administrou a cidade de São Paulo, foram criados vários corredores de ônibus, que ajudaram muito na ciculação dos mesmos e que melhorou bastante o trânsito da cidade, porém quando Serra e Kassab assumiram a prefeitura, não deram continuidade a este trabalho e o trânsito voltou a ser caótio como antes.

    ResponderExcluir