Levantamentos desse tipo são considerados científicos, ou seja, expressam o sentimento real da população. Neste caso há pouco a fazer para contestar a sua veracidade. Apenas a impressão particular, nascida da conversa com amigos e conhecidos. É a pesquisa que cada um faz informalmente. E nela o técnico Dunga foi reprovado quase que por unanimidade.
Os motivos são óbvios: em vez de selecionar os melhores jogadores, Dunga escolheu para representar o Brasil na Copa a sua turma, como se o torneio esportivo mais importante do mundo fosse uma pelada de fim de semana, em que cada um leva seus amigos para bater uma bolinha.
O futebol vive de clichês. Um dos mais batidos é aquele que diz que "o grupo está fechado", como se tal fato implicasse o sucesso inexorável dos tais reclusos na disputa em que se meteram. Dunga pode estar com o seu grupo "fechado" desde os sucessos que gosta de alardear - Copa América, Copa das Confederações, eliminatórias sul-americanas -, mas o fato é que seus integrantes formam simplesmente um amontoado de jogadores quando muito medíocres, mais ou menos esforçados, que fazem o possível para agradar o chefe, um sujeito teimoso e ranzinza.
A seleção de Dunga pode até ter sucesso, com seu estilo de jogo pragmático. Tenho a impressão, porém, que estamos na iminência de um dos mais notáveis fracassos da história esportiva brasileira.
meu PAi...
ResponderExcluirfala serio não sabei quer faltava sabedoria as pessoas do sul do meu Brasil...
poxa fique muito triste agora